A Liga dos Campeões Feminina gerou € 15,2 milhões (US $ 16,6 milhões) em receita para a temporada 2021/22, registrando um aumento de € 13,8 milhões (US $ 15,1 milhões) em relação ao ano anterior. A UEFA citou a decisão de centralizar o patrocínio da competição e os direitos de mídia como o principal fator para o aumento. O órgão regulador do futebol europeu revelou que 53% da receita veio de vendas de direitos de mídia e 45% de direitos comerciais.
Antes de 2021/22, a UEFA havia comercializado apenas a final da UWCL, com clubes individuais vendendo os direitos de suas partidas em casa nas rodadas anteriores. Os direitos de patrocínio para a final foram agrupados com os direitos para a final masculina da Liga dos Campeões da UEFA. A entidade acrescentou ainda que distribuiu € 10 milhões (US$ 10,9 milhões) de suas competições masculinas de clubes para apoiar o futebol feminino, além de investir € 15 milhões (US$ 16,4 milhões) adicionais.
A UEFA também anunciou que a receita cumulativa para competições não europeias ultrapassou € 4 bilhões (US $ 4,4 bilhões) pela primeira vez, graças à introdução da nova competição Europa Conference League, assim como ao novo formato e estrutura comercial da UWCL. A receita total para 2021/22 foi de € 4,1 bilhões (US$ 4,5 bilhões), abaixo dos € 5,7 bilhões (US$ 6,2 bilhões) em 2020/21, quando ocorreu a Euro 2020 remarcada – 89% da receita total foi gerada pelas competições de clubes em 2021/22.
Divididas, as receitas de direitos de mídia representaram € 3,42 bilhões (US$ 3,73 bilhões), enquanto os direitos comerciais renderam € 533,7 milhões (US$ 582,3 milhões). A receita de ingressos e hospitalidade foi responsável por € 63,8 milhões (US$ 69,6 milhões). O prejuízo líquido da UEFA para 2021/22 foi de € 76,3 milhões (US$ 83,3 milhões). A organização disse que a perda estava de acordo com seu planejamento e orçamento de longo prazo.
Notícias relacionadas
Janela de transferência adicional pode atrapalhar clubes brasileiros em 2025
25 de novembro de 2024