Quem é Anita Elberse?

Conheça a professora do curso de “Business of Entertainment, Media and Sport” que se tornou uma celebridade na indústria


Por Daniel Endebo

10 de outubro de 2024

Não é comum vermos agentes do mundo acadêmico ganhando páginas de destaque no mundo esportivo. Aqui no Brasil, em especial, ainda há um grande distanciamento entre as universidades e os esportes profissionais, embora algumas instituições de ensino já tenham reparado no potencial da indústria esportiva, endereçando a crescente demanda do mercado com cursos de especialização e parcerias com entidades de renome do esporte. Lá fora, ora é um professor de estatística que virou chefe de departamento de scouting de algum clube na Inglaterra, ora é uma universidade de prestígio que marcou seu nome nos Jogos Olímpicos com recorde de atletas medalhistas. 

Para quem acompanha a cena de perto, no entanto, o nome de Anita Elberse deve soar familiar – e se ainda não, é questão de tempo até se tornar. Criadora do curso #BEMS (Business of Entertainment, Media and Sport), ministrado na Harvard Business School, ela foi protagonista de alguns artigos em portais de esportes e negócios em anos recentes. 

Por exemplo, a ESPN publicou uma reportagem falando de “quem é a professora de Harvard que virou mentora de astros do esporte”, citando nomes como Gerard Piqué, Daniel Alves, Kaká e Dwyane Wade entre seus famosos alunos. No texto, se aprofunda em como e quando surgiu a ideia do curso, tendo o ex-técnico do Manchester United, Sir Alex Ferguson, como pontapé inicial de todo o projeto. 

A BBC também publicou um breve perfil do curso e da professora, exaltando a incrível dinâmica de juntar estrelas do esporte, da música e dos negócios. Nele, inclusive, Piqué comenta sobre seu futuro sonho de se tornar presidente do Barcelona – e que gostaria de ter Elberse como sua vice-presidente, caso e quando isso acontecesse. O ex-zagueiro do Barcelona ainda não aplicou seus conhecimentos adquiridos no curso de Anita Elberse em uma candidatura, mas provavelmente se aproveitou da experiência vivida em Boston para aplicar os aprendizados na Kings League, negócio do qual é sócio e que vem obtendo grandes resultados em pouco tempo de vida

A mais recente reportagem saiu na Bloomberg – e foi repostada em diversos players do mercado americano, como a Boardroom, de propriedade de Kevin Durant. Sob o título de “celebridade entre as celebridades”, a matéria explica como o curso #BEMS se tornou um dos objetos de desejo para astros do esporte e de Hollywood, que disputam firmemente as poucas vagas que se apresentam para os 4 dias de aula. 

Elberse se notabilizou por pesquisar e publicar estudos de caso da indústria, que vão desde analisar os portfólios de negócios de LeBron James e David Beckham, a estratégias de lançamento de Beyoncé e clubes de futebol – sendo o Milan o mais recente, lançado esse mês. Os métodos utilizados pela acadêmica estão bem detalhados em seu livro “Blockbusters”. 

No hall de alunos de Anita Elberse, estão os atores Channing Tatum e Gabrielle Union, a modelo Karlie Kloss, os campeões do mundo Kaká e Juan Mata, ex-astros como Dirk Nowitzki, Clarence Seedorf, Oliver Kahn, Tamika Catchings, Alex Rodríguez e muitos outros. 

Anita é um exemplo – hoje em dia, talvez, o maior – de que o mundo acadêmico tem muito a contribuir com o desenvolvimento da indústria do Sportainment, a fusão entre esportes e entretenimento. Aprender, desenvolver relacionamentos no mercado e estar em contato com novos negócios é a tendência desse mercado. Ficar de olho no que ela tem feito é mandatório pra quem quer se destacar nesse setor.