Você ama esporte, mas não tem um grande talento para ser um atleta? Ou já é considerado “velho demais” para ser um jogador? Saiba que esses não são motivos o suficiente para você não seguir uma carreira na área esportiva. Existem muitas carreiras que são essenciais tanto para o futebol quanto para outros esportes. Veja uma lista de 10 profissões que são boas opções para quem quer entrar nesse mercado.

1- Educação Física: a mais óbvia das carreiras ao se pensar em esporte. Tanto o bacharel quanto o licenciado em Educação Física pode organizar e supervisionar atividades físicas para pessoas de todas as idades em inúmeras modalidades esportivas. O mais comum é trabalhar em escolas ou academias. Muitos técnicos de futebol consagrados são formados em Educação Física, como o técnico Luiz Felipe Scolari.

2- Fisioterapia: profissional fundamental para a saúde esportiva. Ele trabalha tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças e lesões dos atletas. É considerado uma peça-chave nos principais clubes de futebol e tantos outros esportes.

3- Psicologia: cada vez mais falada, a Psicologia Esportiva é recente. Entretanto, tem sido muito utilizada para manter o equilíbrio mental dos atletas diante do aumento da pressão e do estresse no mercado esportivo.

4- Medicina Esportiva: modalidade médica que ajuda a prevenir e tratar problemas causados pela prática do esporte. O médica dessa área orienta os atletas e costuma acompanhar equipes e times.

5- Rádio e TV: quem se forma nessa área pode criar e editar programas na TV e no rádio. Possibilita o profissional ser locutor ou comentarista esportivo.

6- Fotojornalismo: se você ama fotografar e ama esportes, essa pode ser uma boa oportunidade de unir as duas paixões.

7- Jornalismo: cobrir eventos esportivos pode ser um sonho para quem ama esporte. Esse profissional pode se especializar e virar comentarista.

8- Relações Públicas: esse profissional pode trabalhar na coordenação de eventos esportivos ou na assessoria de clubes e equipes. Mas é preciso ter agilidade para controlar momentos de crise do clube ou da equipe.

9- Publicidade e Marketing: cada vez mais as empresas investem milhões em publicidade para promover suas marcas através de times e grandes eventos esportivos. O profissional dessa área pode trabalhar na criação dessas campanhas.

10- Estatística: e quem disse que não tem espaço para quem gosta dos números? Esse profissional coleta, analisa e interpreta dados numéricos. Cada vez mais, é com base nessa análise que muitos técnicos e empresários tomam as suas decisões.