A Qatar Airways deve ser anunciada como a nova companhia aérea patrocinadora da Fórmula 1, quase dobrando a taxa anterior paga pela Emirates para garantir os direitos. De acordo com o portal de notícias SportBusiness, a companhia do Qatar fechou um acordo para se tornar um “Parceiro Global” de primeira linha da F1 desde o início da temporada de 2023, com o acordo a ser anunciado antes da primeira corrida no Bahrein, de 3 a 5 de março.
Conforme relatado pelo SportBusiness, as negociações para a Emirates renovar o seu contrato de cinco anos com a série de automobilismo foram interrompidas no final do ano passado. Na época, o interesse de outra companhia aérea – agora revelada como a Qatar Airways – levou a Fórmula 1 a exigir quase o dobro do valor de US$ 25 milhões (€ 23,2 milhões) por ano que a transportadora dos Emirados Árabes Unidos estava pagando no último ciclo, de 2018 a 2022, para manter a sua posição.
Acredita-se que o conjunto de direitos incluídos no acordo com a Qatar Airways seja amplamente semelhante ao da oferta de renovação da Emirates, que teria concedido à empresa oportunidades de marca e ativação em 19 das 24 corridas do calendário da Fórmula 1.
A outra companhia aérea dos Emirados, a Etihad Airways, é a principal patrocinadora do Grande Prêmio de Abu Dhabi há mais de 10 anos, enquanto acordos semelhantes com a Singapore Airlines para o Grande Prêmio de Cingapura e a Gulf Air para o Grande Prêmio do Bahrein impedem que a nova principal companhia aérea patrocinadora da F1 anuncie nesses eventos.
Outros acordos de patrocínio da Qatar Airways no esporte incluem os direitos de patrocínio de camisetas do Paris Saint-Germain, um contrato de patrocínio de manga com o Bayern de Munique e um acordo de patrocínio oficial com o Brooklyn Nets da NBA. No automobilismo, a marca era anteriormente a companhia aérea parceira oficial do E-Prix de Nova York e Paris na série de corridas elétricas da Fórmula E, mas esses acordos chegaram ao fim em 2018.