Premier League domina acordos de patrocínio no futebol europeu

Os clubes da primeira divisão inglesa tiveram em média 60 acordos de patrocínio na temporada 2022/23, de acordo com a SponsorUnited


Por Redação

21 de agosto de 2023

Premier League domina acordos de patrocínio no futebol europeu

Os clubes da Premier League dominaram os acordos de patrocínio no futebol europeu na temporada 2022/23, com a primeira divisão inglesa tendo uma média de quase 60 parcerias, de acordo com um estudo da SponsorUnited. O relatório ‘European Football Report 2022-23’ da empresa, que analisou milhares de marcas e postagens sociais em mais de 100 jogadores da Premier League, LaLiga , Bundesliga, Serie A e Ligue 1, descobriu que o número de acordos de patrocínio para as equipes da primeira divisão da Inglaterra aumentou mais de 30% em comparação ao ano passado.

Nas cinco ligas rastreadas, houve um aumento de dez por cento no número de marcas, enquanto o número de parcerias quebrou recordes, chegando a quase 5.000 negócios. Isso marcou um aumento de 13% em relação ao ano anterior. Na Premier League, o Newcastle United e, surpreendentemente, o rebaixado Leeds United foram considerados os clubes que tiveram mais parcerias.

A Coca-Cola foi classificada como o maior patrocinador na última temporada, com 47 parcerias ativas nas ligas. A Sorare e a EA Sports , ambas patrocinadoras da Premier League, tiveram 24 e 22 parcerias, respectivamente. Betway e Socios tiveram 22 e 20 negócios. A SponsorUnited acrescentou que seis das dez principais marcas tiveram presença de patrocínio em todas as cinco ligas europeias, uma distinção alcançada por menos de 0,3 por cento das marcas envolvidas em patrocínios de futebol europeu.

As marcas de construção e industriais revelaram-se os maiores investidores com 622 negócios. No entanto, o estudo observou que as empresas de tecnologia, que eram os segundos maiores investidores com 338 negócios, preferiam trabalhar com ‘clubes de prestígio’. De fato, gigantes como Manchester City , Manchester United , Real Madrid, AC Milan, Inter de Milão, Juventus e Paris Saint-Germain excederam a média da liga quando se trata de negócios de tecnologia.

O atacante do Tottenham Hotspur, Son Heung-min, foi considerado o jogador com mais patrocínios da Premier League, com 13 acordos. A estrela sul-coreana completou o top 5 encabeçada pelo brasileiro Neymar (31 negócios) e Lionel Messi (30). Cristiano Ronaldo, que deixou o Manchester United para assinar pelo Al Nassr, da Arábia Saudita, em janeiro, e o goleiro mexicano Guillermo Ochoa, que joga pelo Salernitana, da Itália, foram o terceiro e o quarto atletas de futebol com mais patrocínios, com 23 e 21 contratos, respectivamente.

“Um esporte que atrai atenção global há décadas, o futebol europeu oferece uma oportunidade centralizada para as marcas alcançarem consumidores em todo o mundo”, disse Bob Lynch, fundador e diretor executivo da SponsorUnited. “As maiores ligas do continente estão entre os eventos esportivos mais assistidos do planeta. A maior popularidade e reconhecimento dos clubes e jogadores nos EUA também está gerando uma experiência ainda maior para seus parceiros de marca, e podemos ver o reconhecimento de valor, já que os acordos de marca atingiram um recorde histórico este ano; as marcas que não estão investindo nessas ligas estão perdendo grandes oportunidades de exposição.”