Após a saída de seus principais craques, UEFA aposta em formato mais competitivo para atrair os fãs; saiba mais detalhes
Créditos: Nathalia Teixeira
A Liga dos Campeões da UEFA está de cara nova. A partir desta temporada, o maior torneio de clubes do mundo será disputado em um sistema inédito de pontos corridos. Na primeira fase, teremos apenas 8 rodadas, nas quais cada time jogará duas partidas contra equipes de potes distintos.
Pegando o Real Madrid como exemplo, os galácticos terão pela frente Borussia Dortmund e Liverpool (Pote 1), Milan e Atalanta (Pote 2), Red Bull Salzburg e Lille (Pote 3) e Stuttgart e Brest (Pote 4) na fase de liga. Vale ressaltar que, neste formato, não existem jogos de ida e volta. Cada time jogará 4 vezes em casa e 4 vezes fora, respectivamente.
Se o atual campeão da Liga dos Campeões da UEFA terminar a primeira fase entre os oito melhores colocados, estará classificado para as oitavas de final. O restante das vagas será definido em playoffs entre o 9º e o 24º colocados. Lembrando que o sorteio da última quinta-feira (29) foi feito separadamente por equipe, pois cada uma terá sua própria sequência de confrontos.
Após 33 anos usando o formato de fase de grupos, a UEFA decidiu mudar o torneio com o objetivo de deixá-lo mais competitivo e atraente para quem estiver assistindo. De acordo com o presidente da entidade, Aleksander Ceferin, a iniciativa também ajudará os clubes a terem uma receita mais sólida durante a temporada.
“Estamos convencidos de que o formato escolhido atinge o equilíbrio certo, melhorando o equilíbrio competitivo e gerando receitas sólidas que podem ser distribuídas aos clubes, ligas e ao futebol de base em todo o nosso continente, aumentando o apelo e a popularidade das nossas competições de clubes”, afirmou Ceferin.
Para esta temporada, o Comitê Executivo da UEFA distribuirá 3,3 bilhões de euros aos participantes de seus torneios, sendo que quase 75% deste montante ficará com os clubes que disputam a Champions League, 17% com os integrantes da Liga Europa, e 8,6% para os da Liga Conferência. Inclusive, o campeão da Champions pode arrecadar até 200 milhões de euros (R$ 1 bilhão, na cotação atual) com a conquista, segundo o jornal espanhol As.
Além da parte financeira, a UEFA também entende que a fase de liga será importante para reconquistar o público. Em uma época de transição, na qual seus principais jogadores — Lionel Messi, Neymar Jr. e Cristiano Ronaldo — deixaram a Europa para se arriscarem em mercados alternativos, nada melhor do que clássicos toda semana para chamar a atenção dos fãs.
Nesta edição, por exemplo, já temos cinco grandes jogos confirmados na primeira fase: Real Madrid vs. Liverpool, Manchester City vs. PSG, Bayern de Munique vs. Barcelona, Milan vs. Bayer Leverkusen e Inter de Milão vs. Arsenal. Além disso, nos playoffs, é possível que aconteçam mais jogos desse calibre. Por um lado, é negativo, pois será mais difícil de termos zebras ao longo da competição. Mas o saldo acaba sendo mais positivo, se pararmos para pensar na quantidade maior de jogos, times e emoções que teremos a partir do dia 17 de setembro.
Iniciativa transforma o game em plataforma de transmissão esportiva; primeira partida será entre LA Galaxy…
Com elenco jovem, reforços pontuais e estilo de jogo definido, Paris Saint-Germain volta à decisão…
Nesta edição do Sport Insider Review, vamos falar da BePass, startup brasileira que se consolidou…
Liga criada pelo rapper Ice Cube está em transição para um modelo baseado em localização…
Transformação histórica combina sucesso esportivo, nova arena bilionária e domínio comercial, colocando os Warriors entre…
Com uma abordagem “helmets-off” e aposta em causas sociais, a NFL amplia sua audiência entre…