PIF da Arábia Saudita está interessado em comprar outro time de futebol

Dono do LIV Gold e do Newcastle, o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita está interessado no clube de futebol belga KV Oostende


Por Redação

6 de maio de 2023

PIF da Arábia Saudita está interessado em comprar outro time de futebol

O Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita está procurando aumentar o seu amplo portfólio de propriedades esportivas. De acordo com o portal britânico The Athletic, o PIF está supostamente em negociações para comprar o clube de futebol belga KV Oostende. Recentemente rebaixado para a segunda divisão do futebol belga após uma década na primeira divisão, o clube pode ser comprado por cerca de US$ 12 milhões. 

Além de ter pagado cerca de US$ 400 milhões em 2021 por uma participação de 80% no clube da Premier League, Newcastle United, o fundo saudita é dono do torneio de golfe LIV Golf e também pode estar conversando com outros clubes de futebol europeus potencialmente disponíveis para compra, segundo o Front Office Sports. O PIF administra cerca de US$ 620 bilhões em ativos globalmente, incluindo investimentos em empresas como Live Nation, Disney, Uber e Meta, assim como nas gigantes dos videogames Nintendo, Electronic Arts, Take-Two Interactive e Activision Blizzard.

O atual proprietário do clube belga é o Pacific Media Group, uma empresa de investimentos com sede nos Estados Unidos que construiu um grande grupo de clubes em toda a Europa desde 2016, quando comprou o OGC Nice. O PMG vendeu o clube francês ao bilionário britânico Sir Jim Ratcliffe em 2019, mas desde então comprou participações em oito times: Barnsley , Den Bosch, Esbjerg, Kaiserslautern, Nancy, Oostende, Thun e, mais recentemente, o time polonês GKS Tychy.

A ascensão do modelo de propriedade de vários clubes tem sido um dos desenvolvimentos mais significativos no futebol europeu nas últimas temporadas, com mais de 180 clubes em todo o continente agora fazendo parte de um grupo maior. A ideia da PMG é usar sua rede de clubes para encontrar e desenvolver jovens jogadores e, eventualmente, vendê-los para clubes mais altos na cadeia alimentar. Ao mesmo tempo, esses clubes podem cortar custos reunindo recursos.