Na última quarta-feira (5), o Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory) publicou o seu mais recente levantamento sobre os 100 clubes de futebol com mais seguidores nas redes sociais. A organização apresentou uma análise do desempenho dos clubes de futebol nas seguintes redes sociais: Facebook, X, Instagram e TikTok.
Top 10 do Mundo
Os números levantados pela pesquisa constatam o imenso alcance e influência global dos grandes clubes de futebol europeus na esfera digital, com o Real Madrid, recente vencedor da UEFA Champions League , liderando com 411 milhões de seguidores, à frente do Barcelona (361 milhões) e do Manchester United (216 milhões).
Veja a lista:
Os 10 clubes com maior crescimento de seguidores
O top 10 dos clubes com os maiores aumentos de seguidores desde o ano passado tem algumas alterações, apesar de também ser liderado pelo Real Madrid (+48 milhões de seguidores). Em segundo lugar na lista, aparece o Inter Miami de Lionel Messi (+31 milhões), seguido por Manchester City (+27 milhões) e Al-Nassr (+22 milhões). Em termos relativos, o maior crescimento foi observado no Inter Miami (+1.348%).
Veja a lista:
Top 10 do Brasil
Ao realizar um recorte exclusivamente dos clubes brasileiros, podemos perceber que há um domínio expressivo do Flamengo na liderança da lista, seguido pelo Corinthians, que também possui uma boa distância para o terceiro colocado, o rival São Paulo. Confira abaixo as métricas dos clubes brasileiros nas redes sociais, de acordo com os dados do CIES Football Observatory.
Em relação ao crescimento de seguidores desde 2023, o Palmeiras assume a segunda colocação, enquanto o Fluminense assume a quarta, impulsionados pelos títulos do Brasileirão e da Copa Libertadores, respectivamente. Nessa lista também há o surgimento do Botafogo, com um crescimento expressivo de um milhão de seguidores após uma campanha surpreendente no Brasileirão de 2023.
Veja lista:
Os números de seguidores são referentes às contas oficiais dos clubes nas redes sociais X, Instagram, Facebook e TikTok, sendo coletados até junho de 2024.