Oi Rio Pro: etapa da WSL em Saquarema gera R$ 73 milhões

Maior estrutura do circuito da WSL e da América Latina, etapa de Saquarema atrai milhares de turistas e movimenta a economia local


Por Guilherme Calafate

1 de setembro de 2022

Oi Rio Pro: etapa da WSL em Saquarema gera R$ 73 milhões Oi Rio Pro: etapa da WSL em Saquarema gera R$ 73 milhões

Após dois anos sem realização por conta da pandemia, o Oi Rio Pro, etapa da World Surf League (WSL) em Saquarema, voltou a atrair milhares de fãs do surfe e movimentar a economia do município da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Realizada entre os dias 23 e 30 de junho deste ano, a etapa confirmou mais uma vez o motivo da cidade turística ser conhecida internacionalmente como o “Maracanã do surfe”. Além das ondas de beleza cênica e perfeitas para manobras radicais, a etapa da WSL continua atraindo multidões para acompanhar a disputa.  

Para evidenciar os impactos gerados pela realização do Oi Rio Pro não só para o município de Saquarema, mas também para o estado do Rio de Janeiro, a EY Brasil, parceira oficial da WSL no mercado brasileiro, realizou uma série de pesquisas durante o evento e apresentou um relatório com resultados expressivos. Como, por exemplo, o registro de mais de 40 mil pessoas por dia nas praias de Saquarema e o valor total de R$ 73 milhões de impacto econômico gerado pelo evento. 

A maior estrutura do Circuito e da América Latina 

Conhecida como “a capital nacional do surfe” por possuir forte relação com o esporte, Saquarema recebeu a maior estrutura do Circuito da WSL e da América Latina em 2022. Com mais de 3.100 m² de área construída e 700m de extensão, a estrutura construída pela WSL envolveu mais de 500 profissionais (de staff a suporte médico) e 23 marcas patrocinadoras, incluindo áreas para o público em geral, para os patrocinadores do evento, áreas VIP, lojas oficiais da WSL com produtos exclusivos e espaço de ativações das marcas que patrocinaram o Oi Rio Pro.  

A área de ativações dos patrocinadores contou com diversas atrações das empresas parceiras para o público em geral, conectando as marcas com o surfe e incluindo desde experiências imersivas, com a tecnologia dos óculos VR, até a primeira loja “surfável” do Brasil. Além de novos espaços exclusivos, como o 51 Ice Lounge, operado pela Golden Goal, que ofereceu não só uma visão privilegiada da competição, mas também para a área onde ficaram os atletas.  

O impacto financeiro do Oi Rio Pro em Saquarema 

Com mais de 40 mil pessoas por dia na praia de Itaúna, em Saquarema, o maior público da América Latina e do Circuito Mundial da WSL mobilizou a cidade e superou as expectativas da comunidade. Segundo o relatório da EY Brasil, 100% da rede hoteleira local foi ocupada, mais de 400 empregos foram gerados no período do evento e os visitantes tiveram uma média de R$ 1 mil em gastos. 

Além dos R$ 23 milhões movimentados na estrutura do evento, os visitantes gastaram um valor total de R$ 27 milhões durante o Oi Rio Pro. Uma parte significativa desse valor foi gasto em consumo de bares e restaurantes, que atingiu R$ 12 milhões, enquanto R$ 8 milhões foram gastos na rede hoteleira e R$ 3 milhões em transporte dos visitantes até Saquarema. Esses setores foram fundamentais tanto para movimentar a economia local quanto para atingir o valor total de impacto econômico gerado pelo evento em Saquarema: R$ 73 milhões.  

De acordo com a EY Brasil, os impactos diretos para os gastos dos visitantes, mídia e equipes foram informados por pesquisas primárias sobre visitantes, mídia e perfis de equipe e padrões de gastos, combinados com fontes sobre atendimento e credenciamentos. 

Os olhos do mundo em Saquarema 

Além de atrair o maior público na praia de todas as etapas do mundial, o Oi Rio Pro deu um grande passo no crescimento da visibilidade do evento globalmente, registrando números expressivos de audiência. O alcance total, incluindo TV e streaming, foi de 9,1 milhões, com 2,9 milhões horas assistidas e mais de R$ 30 milhões de retorno de mídia para os patrocinadores do evento.  

O campeonato foi transmitido ao vivo nos canais oficiais da WSL e pelo aplicativo gratuito da Liga, mas, pela primeira vez, as baterias da etapa de Saquarema também tiveram transmissão em tempo real da Rede Globo, pelo serviço de streaming Globoplay, o canal de TV fechada SporTV e pelo site do ge, ampliando a distribuição das disputas e atingindo novas audiências.