O vôlei feminino está em alta nos Estados Unidos

Com duas novas ligas profissionais neste ano e o recorde de público em eventos esportivos femininos, o vôlei está em ascensão nos EUA


Por Redação

3 de fevereiro de 2024

O vôlei está em alta nos Estados Unidos (Foto: Vince Fleming / Unsplash)

Uma nova liga profissional de vôlei norte-americana foi lançada durante a última semana, capitalizando o crescimento desenfreado do esporte feminino nos EUA. Mas neste espaço crescente do mercado esportivo, a Pro Volleyball Federation (PVF) não está sozinha.

A Pro Volleyball Federation entrará em cena com sete equipes competindo entre si em uma temporada regular de quatro meses, seguida por um playoff de quatro equipes para coroar a equipe campeã da temporada. Não deveria ser surpresa que a primeira partida da PVF tenha sido disputada em Omaha, cidade localizada no estado americano do Nebraska – onde a equipe feminina de vôlei de Nebraska estabeleceu o recorde de público para um evento esportivo feminino com 92.003 torcedores em agosto passado. Os Omaha Supernovas jogaram no CHI Health Center, com capacidade para 18.000 lugares, que já sediou partidas de torneios da NCAA de basquete e vôlei.

Partidas selecionadas da PVF serão exibidas na CBS Sports Network, enquanto outras serão transmitidas pelas plataformas OTT Stadium e Bally Live. Além desses acordos de direitos de mídia, cujos valores não foram divulgados, a PVF também tem uma parceria com o USA Volleyball – o órgão regulador nacional – e negocia com marcas básicas de voleibol como Franklin e Spalding. No que diz respeito à propriedade, a PVF tem investidores notáveis, como o quarterback do Cincinnati Bengals, Joe Burrow, e o astro da música Jason Derulo.

Entretanto, a PVF não será a única liga profissional de vôlei lançada este ano. Em novembro, a League One Volleyball (LOVB) deve estrear, com franquias em pelo menos seis mercados – dois dos quais se sobrepõem ao PVF: Omaha e Atlanta. LOVB levantou US$ 35 milhões de investidores importantes como Kevin Durant, Candace Parker e Ares Management Funds. Enquanto isso, a Athletes Unlimited Volleyball está operando desde 2021, embora com um modelo diferente, em que as jogadoras trocam de time a cada semana e as partidas são disputadas em um único local.

O vôlei certamente está em alta nos Estados Unidos agora, principalmente no nível universitário. Em dezembro, o campeonato nacional de vôlei feminino da NCAA Texas-Nebraska teve uma média recorde de 1,69 milhão de telespectadores na ABC. E há claramente um apetite entre os poderosos corretores do esporte para tirar proveito no nível profissional, como pode ser visto pelas várias novas ligas. Mas se as ofertas estiverem a saturar excessivamente o mercado, os organizadores poderão, em última análise, ter de considerar unir forças, tal como a fusão no hóquei feminino, que levou ao lançamento, até agora bem-sucedido, da Professional Women’s Hockey League (PWHL).