Após vinte e uma rodadas do Brasileirão 2023, a presença dos torcedores nos estádios e arenas continuam com números recordes. Os números abaixo comparando esta edição com a de 2019 (maior média da história dos pontos corridos) comprovam as diferenças:
Rodada 21 | 2023 | 2019 |
Público Presente | 28.303 | 22.479 |
Público Pagante | 27.021 | 21.197 |
Taxa de Ocupação | 61% | 52% |
Número de Jogos | 199 | 210 |
Os dados acima demonstram um grande salto nunca antes observado em qualquer outra edição do Brasileirão desde os primeiros torneios nacionais dos anos 60 até a consolidação do campeonato brasileiro a partir de 1971.
Um dado relevante a ser ressaltado é que, devido dois jogos atrasadas e vários jogos do Santos e do Vasco como mandantes foram disputados com portões fechados, a média de 2023 tem 11 jogos a menos do que a edição de 2019 até a rodada 21.O público total nas vinte e uma rodadas de 2023 é de mais de 5,63 milhões de torcedores. Em 2019 esse número só foi atingido na rodada 26.
Outro dado relevante é referente às médias de público por rodada. Em 2023 tivemos 7 rodadas com médias acima de 30 mil/jogo. Já em 2019 houve apenas uma rodada com 30 mil/jogo.
A taxa de ocupação elevada também é um ponto a ser notado. Em 2023 tivemos 14 das 21 rodadas acima de 58%. Em 2019, apenas 6 rodadas tiveram essa taxa de ocupação. A menor taxa de ocupação em 2013 é de 50%, praticamente a média de ocupação em 2019.
Os dados acima demonstram um comparecimento do torcedor aos jogos muito similar à algumas das principais ligas europeias da temporada 22/23, superando a média da Ligue 1 e muito próximo da La Liga e Série A conforme abaixo:
Liga | Média de Público |
Bundesliga | 42.966 |
Premier League | 40.296 |
Serie A | 29.509 |
La Liga | 29.428 |
Brasileirão | 28.303 |
Ligue 1 | 23.677 |
A evolução das taxas de ocupação desde a abertura das novas arenas também demonstra que existe uma mudança no comportamento do torcedor conforme tabela abaixo:
Ano | Taxa de Ocupação |
2014 | 37% |
2015 | 43% |
2016 | 43% |
2017 | 45% |
2018 | 45% |
2019 | 52% |
2022 | 51% |
2023 | 61% |
Esses dados apenas comprovam o potencial que uma liga brasileira ainda pode ser explora em termos de receitas com matchday (ingressos, sócios torcedor, alimentos, bebidas, estacionamento, venda de produtos, eventos) e que aos poucos começam a ter um crescimento mais robusto.
As novas arenas, jogadores de renome internacional, melhoria da qualidade dos jogos, melhor qualidade do produto já estão influenciando no comportamento do torcedor e isso vem impactando o aumento das médias de público nesta edição. Estádios cheios atraem mais torcedores para os jogos, tornando um ciclo virtuoso de receitas e taxa de ocupação.
Ainda existem várias melhorias que ainda precisam ser efetuadas como no calendário, gramados, iluminação, arbitragem, padronização visual nas transmissões e uma visão mercadológica com foco no torcedor entre outros.
Uma liga com essa visão com certeza fará com que o produto evolua ainda mais com possibilidade da liga brasileira entrar no Top 3 em termos de receitas totais, o que pode alterar o patamar do futebol brasileiro de forma significativa.