O sucesso de público do Brasileirão 2023

Confira uma análise completa sobre o sucesso de público no Brasileirão 2023, além de informações relacionadas ao aumento de presença nos estádios


Por Marcelo Paciello da Silveira

13 de dezembro de 2023

O sucesso de público do Brasileirão 2023 (Reprodução/Brasileirão 2023)

No início do Brasileirão 2023, já havíamos abordado as expectativas de recorde de público. Após o final da competição o recorde não foi apenas superado, como atingiu um patamar nunca antes visto no Campeonato Brasileiro.

Como mencionado na matéria, a competição de 2023 teve as 13 maiores torcidas do Brasil, igual a 2019, que era a maior média dos pontos corridos. Portanto, é possível afirmar que quando as 13 maiores torcidas do país estão na mesma competição haverá uma alta média de publico nos estádios.

Os números de 2023 mostraram recordes de público no campeonato Paulista, Carioca e Gaúcho nos últimos 10 anos, portanto, podemos considerar que foi um indício do que veríamos no Brasileirão.

Dos quatro grandes clubes que subiram da Série B, o Bahia ficou com a quarta maior média, o Grêmio a sétima e o Cruzeiro a nona. Outro indício já mencionado em abril.

blog Espião Estatístico divulgou os dados macro da competição informando que nos 368 jogos com torcida (12 confrontos foram com portões fechados), a média foi de 26.524 pagantes por partida, confirmando o recorde que era de 1983, com 22.953 pagantes. 

O público total superou os 10,2 milhões de torcedores, e o público pagante atingiu um total de 9,7 milhões, maior que os 9,0 milhões da Liga Francesa de 22/23.

Esses números elevaram a taxa de ocupação para 62%, um aumento de 21,6% sobre a edição de 2019, que teve ocupação de 51%.

Complementando os dados do Espião Estatístico, seguem abaixo informações complementares para análise:

Taxa de Ocupação no Brasileirão 2023

ClubeTaxa de Ocupação
Vasco85%
Palmeiras82%
Corinthians80%
Flamengo78%
Santos76%
Goiás75%
Bahia73%
Cruzeiro72%
Atlético72%
Botafogo71%
São Paulo64%
Grêmio58%
Athletico55%
Fortaleza55%
Internacional55%
Coritiba54%
Fluminense46%
Cuiabá38%
RB Bragantino36%
América MG21%

Vasco, Santos e Goiás, por terem estádios menores, souberam utilizar muito bem a capacidade dos seus respectivos estádios. 

Palmeiras e Corinthians continuam mantendo a excelente média dos anos anteriores. A dupla paulistana juntamente com Bahia, Atlético Mineiro e Botafogo, estão comprovando que as novas arenas com capacidade por volta de 45 mil são as mais eficazes para ter alta taxa de ocupação. 

O Flamengo jogando no Maracanã continua mantendo uma excelente ocupação no maior estádio do país, demonstrando que a estratégia de precificação x ocupação está sendo bem executada.

Ticket Médio no Brasileirão 2023

ClubeTicket Médio
América MG78,36
Palmeiras72,86
Grêmio70,15
Flamengo67,18
Corinthians62,10
Atlético58,78
São Paulo57,42
Vasco54,48
Cuiabá54,32
Cruzeiro49,00
Botafogo47,63
Santos45,93
Fluminense45,74
Internacional44,89
Athletico43,84
RB Bragantino38,42
Goiás34,42
Coritiba32,82
Bahia32,60
Fortaleza17,38

O América só está com maior ticket médio devido ao jogo contra o Flamengo, onde a renda bruta de R$ 4, 83 milhões foi responsável por 59% de toda a arrecadação do clube nos 19 jogos.

Conforme mencionado no item anterior, Palmeiras, Corinthians, Grêmio e Atlético Mineiro estão conseguindo uma eficiente precificação x taxa de ocupação em suas respectivas arenas.

Flamengo e São Paulo, por terem estádios com maiores capacidades, também estão conseguindo boa política de precificação x taxa de ocupação.

Interessante notar que os dois clubes do nordeste, região com menor poder aquisitivo, adotam os menores preços nos seus jogos visando manter alta taxa de ocupação.

Renda Líquida no Brasileirão 2023

ClubeMédia Renda Líquida
São Paulo1.851.205,00
Grêmio1.689.748,00
Flamengo1.678.444,00
Palmeiras1.649.443,00
Corinthians1.640.483,00
Internacional893.282,00
Cruzeiro879.360,00
Atlético831.482,00
Athletico654.253,00
Bahia619.009,00
Cuiabá472.624,00
Coritiba415.865,00
Vasco411.838,00
Fluminense247.075,00
Santos269.534,00
América MG227.705,00
Botafogo204.539,00
Fortaleza194.897,00
Goiás155.570,00
RB Bragantino43.617,00

Devido aos 12 jogos sem torcida, para não distorcer os dados foi considerado a média/ jogo ao invés do valor total com renda líquida.

O São Paulo, por ter um estádio próprio, quase não tem muitos descontos na renda bruta. Como o tricolor tem mantido excelente média de público, consegue ter êxito na renda líquida. O efeito Luis Suárez elevou a arrecadação do Grêmio bem como a alta média de público do Flamengo tem trazido altas receitas com bilheteria.

O Palmeiras costuma ser o clube com uma das maiores rendas líquidas devido ao ticket médio elevado mas, como na edição de 2023 jogou 3 jogos na Arena Barueri e 2 jogos no Allianz Parque com 70% da capacidade total, acabou tendo queda na renda líquida. 

Sócio Torcedor

ClubeSócio Torcedor% Público Total
Corinthians581.58584%
Flamengo476.99343%
Atlético471.21775%
Bahia404.98258%
Fortaleza377.13359%
Cruzeiro336.54558%
Athletico327.71077%
Coritiba325.76589%
Botafogo324.31758%
Fluminense317.86152%
Internacional308.84659%
Grêmio291.72849%
Palmeiras258.30641%
Vasco255.78862%
São Paulo182.02122%
Santos48.81827%
RB Bragantino27.87024%
Cuiabá20.5376%
América MG17.56015%
Goiás6.2633%

Como publicado anteriormente, alguns clubes dependem bastante da presença dos sócios torcedores para ter elevada taxa de ocupação.  A média de sócios torcedores x público total foi de 52%. 

O Corinthians tem o maior número de sócios torcedores e a segunda maior porcentagem em relação ao público total.

Coritiba, Athletico e Atlético Mineiro também têm alta dependência dos seus sócios torcedores para ter alta taxa de ocupação.

Fortaleza, Cruzeiro, Bahia, Botafogo e Internacional também têm uma média de sócios torcedores x público total acima da média da competição.

Flamengo e Bahia conseguem um excelente equilíbrio entre sócios torcedores e os não sócios. 

Média de público como visitante no Brasileirão 2023

ClubeMédia Visitante
Flamengo35.990
Palmeiras33.820
Vasco31.724
Corinthians30.811
Botafogo29.807
São Paulo29.077
Fluminense28.470
Cuiabá28.141
Grêmio28.108
Internacional27.381
Santos27.252
Goiás26.128
Cruzeiro25.885
Bahia25.772
Atlético25.672
América MG25.603
RB Bragantino25.383
Coritiba25.337
Fortaleza23.327
Athletico21.819

Flamengo, Palmeiras, Vasco e Corinthians, foram as maiores atrações como visitantes.

No geral os clássicos acabam atraindo mais público do que a média (37.153/jogo), seguido dos clássicos regionais entre as 12 maiores clubes do país, com média de 34.944/jogo. 

Essa é a principal explicação para os clubes com maiores médias como visitantes fazerem parte dos 12 maiores clubes do Brasil, com destaque para Flamengo, Palmeiras, Vasco , Corinthians, Botafogo, São Paulo e Fluminense.

Dias e horários

Dia da SemanaHorárioMédia PúblicoNúmero de Jogos
Domingo16:0033.70264
Sábado16:0030.16427
Domingo11:0030.15610
Sábado21:0029.82630
Quarta Feira21:3029.60226
Sábado18:3028.65646
Quinta Feira20:0026.57810
Quarta Feira20:0026.10113
Domingo18:3025.43761
Quinta Feira19:0024.01312
Segunda Feira20:0023.62511
Quarta Feira19:0015.03417

Os jogos no final de semana no Brasileirão 2023 tiveram média de 29.120/jogo, já os jogos no meio de semana tiveram média de 24.710/jogo.

Os dias e horários com maior média de público corroboram com as médias nos finais de semana serem mais elevadas do que os jogos do meio de semana.

Apenas os jogos das quartas feiras as 21:30h, que são transmitidos pela TV aberta e normalmente com clássicos regionais, está entre as maiores médias.

Os demais dias e horários são no final de semana, chamando a atenção os jogos aos sábados, com três horários com as maiores médias, além do tradicional jogo da TV aberta aos domingos as 16:00h, também com prioridade para clássicos e clássicos regionais, que atraem mais público, conforme informando no item anterior.

Esses números podem contribuir para os organizadores da competição, dos clubes e demais stakeholders tomarem decisões estratégicas visando aumento da presença de público nos jogos, bem como aumento de receita a taxa de ocupação, valorizando ainda mais um produto que ainda há grande potencial a ser explorado.

Texto originalmente publicado no blog Além das 4 linhas BR.