O primeiro Major de CS:GO no Brasil

Saiba mais sobre o Major de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), realizado no Brasil pela primeira vez este ano


Por Insper Sports Business

3 de novembro de 2022

Parceria Editorial

Logo Parceiro INSPER SPORTS BUSINESS
O primeiro Major de CS:GO no Brasil O primeiro Major de CS:GO no Brasil

Depois de 17 campeonatos, o Major de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) chegou ao Brasil. Iniciado no dia 31 de outubro, o principal campeonato da modalidade, que será disputado no Rio de Janeiro, conta com 24 equipes do mundo todo, sendo três brasileiras: Furia, Imperial e 00 Nation. O horário dos jogos varia de acordo com o resultado que os times obtiveram na primeira rodada. Os jogos serão transmitidos pelos canais da ESL, organizadora do evento, mas a principal transmissão para os brasileiros será a do streamer Gaules, na Twitch.

Formato do Campeonato

O Major de CS:GO é divido em três etapas. No Challengers Stage, as 16 equipes piores colocadas no Regional Major Ranking (RMR) se enfrentam, em jogos simples. As equipes que vencerem seus jogos na primeira rodada enfrentam outras equipes que venceram na primeira rodada e os perdedores enfrentam outras equipes que perderam, de modo que as equipes de campanha semelhante sempre se enfrentam. Os 8 melhores classificados no Challengers Stage avançam para o Legends Stage e se juntam a outras 8 equipes. No Legends Stage, as 8 melhores equipes se classificam para o Championship Stage – os famosos playoffs, em jogos no formato melhor de 3 –, onde será decidido o grande campeão.

Expectativa do Brasil

Os times brasileiros sempre chegam com muita expectativa, tanto pela grande torcida quanto por já terem vencido o Major duas vezes, em 2016 e 2017. Favorita da torcida brasileira, a Imperial conta com grandes nomes do CS brasileiro, como “FalleN” e “fer”, como jogadores, e “FNX”, na comissão técnica – jogadores que fizeram parte da equipe campeã dos Majors de 2016 e 2017, que decidiram se juntar novamente, pela última vez, em 2022 para realizar o Last Dance. Os outros brasileiros campões mundiais, “coldzera” e “TACO”, jogam na 00 Nation. Entre as equipes brasileiras, a Furia pode ser apontada como favorita, uma vez que, apesar de não contar com nomes muito badalados como as outras duas equipes, tem jogadores no auge da sua carreira. Embora os brasileiros não estejam no mesmo patamar dos favoritos FaZe Clan e Na’vi – atual equipe campeã e time do melhor jogador do mundo, “s1mple” –, as equipes contam com a presença da torcida para tentar surpreender.

O mercado do CS

O Counter-Strike (CS) é um dos jogos mais populares do mundo desde 2000, quando a primeira versão do jogo foi lançada. A popularidade continuou com o CS Global Offensive, lançado em 2012, que se tornou um dos jogos com mais jogadores e fãs do planeta, chegando em um pico de 1.2 milhões de jogadores simultâneos no ano de 2021. No ano de 2017 o jogo gerou uma receita de 120 milhões de dólares.

Os eventos profissionais de CS:GO ocorrem ao longo de todo ano, tendo dois eventos principais, os chamados Majors, com 1 milhão de dólares de premiação cada. No entanto, existem diversos eventos considerados extremamente importantes para atletas e fãs. Esses eventos incluem os Intel Extreme Masters (IEM), organizados pela ESL, e os Blasts, organizados pela empresa homônima. Os eventos mais importantes organizados pela ESL (IEM, One, Pro League) representam o Grand Slam, que premia em 1 milhão de dólares (além das premiações dos eventos individuais) a primeira equipe a vencer três torneios ESL, como Katowice, Colônia ou Majors, dentro de um período de dez eventos consecutivos. Em 2021, o prêmio estimado em dinheiro para os torneios de CS:GO ficou em 21,17 milhões de dólares, tornando-se o jogo online com a maior premiação acumulada naquele ano.

Além dos eventos, as organizações têm um papel importante no mercado esportivo do game, realizando transações de jogadores, sendo patrocinadas por grandes marcas e proporcionando estrutura de treino e salários cada vez melhores para os seus atletas. Alguns exemplos do tamanho que as organizações de eSports tomaram nos últimos anos são o patrocínio da montadora alemã Audi para o time dinamarquês Astralis entre 2017 e 2018 em um valor de 750 mil dólares e, agora, na organização brasileira Imperial, especificamente para o Major do Rio. O valor das transações de jogadores também está cada vez mais alto, podendo chegar até 1 milhão de dólares, como na transação do estoniano Robin “Ropz” para a FaZe no início do ano.

Portanto, o Counter-Strike é um dos esportes mais relevantes atualmente, principalmente para a juventude. Tendo em vista que os campeonatos já atingiram patamares relevantes de audiência e de premiação, além do potencial de atração de patrocínios cada vez mais equiparáveis aos chamados “esportes tradicionais”.

Por Bruno Brazil e Enzo Carlesimo