Este ano foi talvez o mais impactante na longa história do críquete, e a recém-concluída Copa do Mundo de Críquete de 2023 proporcionou outra grande vitória. O torneio do campeonato internacional, realizado na Índia, atraiu um público recorde de 1,25 milhão, superando a marca anterior de 1,02 milhão estabelecida para o evento de 2015 sediado na Austrália e na Nova Zelândia e superando os 752 mil que compareceram ao torneio na Inglaterra e País de Gales em 2019.
“O público impressionante demonstra o apelo duradouro do críquete e a emoção que o formato [internacional de um dia] continua a oferecer”, disse Chris Tetley, chefe de eventos do Conselho Internacional de Críquete, o órgão regulador do esporte.
O Hotstar da Disney superou 59 milhões de espectadores simultâneos na final do torneio em que a Austrália derrotou o país anfitrião, a Índia. O número estabeleceu um novo recorde global de streaming de vídeo sob demanda para a partida final do torneio, superando o recorde anterior estabelecido pela mesma emissora – 53 milhões de espectadores simultâneos assistiram à vitória da Índia na semifinal sobre a Nova Zelândia apenas cinco dias antes -, e adicionou impressionantes 24 milhões de espectadores simultâneos a um recorde anterior de streaming estabelecido no mês passado.
A Disney transmitiu o torneio ao vivo gratuitamente para usuários móveis na Índia, com o objetivo de aumentar a base de assinantes de seu serviço Disney+ Hotstar. A emissora pagou cerca de US$ 3 bilhões pelos direitos lineares e digitais indianos para a Copa do Mundo deste ano, bem como para a edição de 2027. O sucesso do torneio em termos de audiência também levou a Índia a pressionar o Conselho Internacional de Críquete (ICC) para reconsiderar sua decisão de expandir a Copa do Mundo para 14 seleções em 2027.
Os novos recordes seguem meses de crescimento meteórico do críquete, com acontecimentos como a inclusão nos Jogos Olímpicos de Verão de 2028, os EUA sediando a Copa do Mundo T20 Masculina da ICC de 2024, a estreia da Major League Cricket na América, o aumento do interesse dos investidores em negócios de equipes e a conclusão de lucrativos contratos de direitos de mídia.
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