A Netflix fechou um contrato de três anos com a National Football League (NFL) pelos direitos de transmissão global de pelo menos um jogo ao vivo no dia de Natal, com dois confrontos exclusivos para a plataforma de streaming em 2024.
A NFL tem expandido a sua presença festiva nos últimos anos em uma tentativa de aumentar o público e as receitas de mídia. Em 2022, a liga aproveitou que o Natal caía num domingo para realizar dois jogos e, na temporada passada, marcou mais três jogos para a época.
As escalações festivas anteriores da NFL provaram ser extremamente populares. A apresentação do Las Vegas Raiders contra o Kansas City Chiefs pela CBS garantiu 29,2 milhões de telespectadores, a cobertura da Fox do Philadelphia Eagles contra o New York Giants atraiu 29 milhões e a transmissão do Monday Night Football da ESPN do San Francisco 49ers contra o Baltimore Ravens registrou 27,1 milhões.
Agora, a liga criou um pacote dedicado que espera que a Netflix transforme em um componente central de sua programação de férias.
“Não poderíamos estar mais entusiasmados por sermos a primeira liga esportiva profissional a fazer parceria com a Netflix para levar jogos ao vivo para fãs de todo o mundo”, disse Hans Schroeder, vice-presidente executivo de distribuição de mídia da NFL. “A NFL no Natal tornou-se uma tradição e a parceria com a Netflix, um serviço cujo maior dia do ano normalmente é este feriado, é a combinação perfeita para expandir este evento globalmente para os fãs da NFL.”
Este é sem dúvida o movimento mais significativo da Netflix em esportes ao vivo até o momento. A empresa tem negado consistentemente qualquer interesse em direitos esportivos ao vivo, argumentando que são caros, fragmentados e têm uma vida útil curta demais para serem um investimento que valha a pena.
No entanto, a Netflix tem desenvolvido o seu portfólio de documentários relacionados ao esporte e criou vários formatos esportivos ao vivo, incluindo eventos de exibição de golfe e tênis concebidos para promover as suas séries documentais originais. A plataforma de streaming também assinou um contrato de dez anos de US$ 5 bilhões pelos direitos globais de toda a programação da WWE e pelos direitos domésticos do Monday Night Raw.
A Netflix disse que o pacote do dia de Natal da NFL representa uma oportunidade única de adquirir direitos capazes de atrair um grande público nos EUA, mas que também estão disponíveis globalmente.
“No ano passado, decidimos fazer uma grande aposta ao vivo – explorando grandes fandoms de comédia, reality shows, esportes e muito mais”, disse Bela Bajaria, diretora de conteúdo da Netflix. “Não há eventos anuais ao vivo, esportivos ou outros, que se comparem ao público que o futebol da NFL atrai. Estamos muito entusiasmados porque os jogos do dia de Natal da NFL estarão apenas na Netflix.”
Os termos financeiros do negócio não foram divulgados. Atualmente, a Amazon está pagando US$ 100 milhões por temporada por um jogo único na Black Friday e US$ 120 milhões por um jogo exclusivo dos playoffs do Wild Card na próxima temporada.