Netflix e o streaming esportivo

O que podemos concluir sobre a entrada da Netflix no mercado esportivo depois da transmissão da luta entre Jake Paul e Mike Tyson


Por Poli Sports Business

4 de dezembro de 2024

Parceria Editorial

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A luta entre Jake Paul, um ex-youtuber e agora boxeador, e o ex-campeão mundial de boxe Mike Tyson ocorreu dia 15 de novembro no AT&T Stadium em Arlington, Texas. Mesmo semanas após o evento, ele ainda repercute nas redes sociais, seja pelo massivo número de visualizações simultâneas na plataforma de streaming Netflix, ou até pelas polêmicas sobre uma possível “roteirização” da luta devido ao comportamento de Mike Tyson durante o embate, que o fez perder para Jake Paul.

De qualquer forma, o evento marcou o início da Netflix no streaming esportivo, sendo a primeira transmissão ao vivo na plataforma, o que promete ser muito benéfico para a empresa e para os milhões de assinantes ao redor do mundo. 

Investida da Netflix no mercado esportivo ao vivo

A luta entre Jake Paul e Mike Tyson representou a primeira investida da Netflix em streaming esportivo, com a transmissão ao vivo e com exclusividade para seus assinantes. E, pelos resultados, a investida gerou muitos resultados positivos.

Segundo a própria plataforma, a luta foi o evento esportivo mais transmitido da história, com um pico de 65 milhões de transmissões simultâneas. Contudo, de forma mais impressionante ainda, a transmissão atraiu uma audiência média por minuto de 108 milhões durante o evento e chegou a 125 milhões até o domingo subsequente à luta. Inclusive, o evento foi também o título mais assistido na Netflix durante a semana.

Mesmo sendo predominantemente nos Estados Unidos, local do evento, a luta também foi número 1 da Netflix em 78 países, incluindo o Brasil e outros como Alemanha, Argentina, Índia, Itália, México e Reino Unido. Portanto, é notório que a nova iniciativa da Netflix no streaming esportivo, até o momento, foi um enorme sucesso.

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Preparação da Netflix para o evento

A empresa norte-americana aplicou algumas estratégias muito pertinentes para divulgar o grande evento e instigar nos espectadores o desejo de assistir à luta. A plataforma já é amplamente conhecida por suas produções de filmes e séries que atraem milhões de espectadores e, assim, bastou unir o direito de exclusividade de transmissão do evento com a qualidade das produções Netflix e, como era esperado, a audiência foi massiva.

No dia 24 de outubro, três semanas antes do evento, a empresa anunciou uma série documental de três episódios chamada “Contagem regressiva: Jake Paul vs. Mike Tyson”. Os dois primeiros episódios foram lançados no dia 7 de novembro, enquanto o episódio final foi lançado no dia 12, três dias antes da luta. 

Como resultado, a série foi classificada na quarta posição no ranking global de top 10 séries mais assistidas da Netflix, com 4,4 milhões de espectadores. Isso ajuda a explicar o quão grande foi o espetáculo e um dos motivos por trás da grande audiência alcançada pela empresa norte-americana.

Outros players no mercado

Pela forte presença de outros streamings no mercado de transmissões esportivas, o caminho da Netflix não será fácil. Outros serviços de streaming como Disney+, Amazon Prime Video e Max detém contratos de transmissão (alguns de exclusividade) de muitos esportes e campeonatos relevantes pelo mundo.

O Disney+ conta com a Premier League, Serie A italiana, La Liga e Libertadores da América como principais produtos relacionados ao futebol, além de alguns jogos da NBA, da MLB e do circuito mundial de tênis, entre outros. O Max conta com a maior competição de clubes do mundo, a Champions League. Já o Prime Video, serviço de streaming da Amazon, conta com uma variedade de jogos da NBA como principal produto do streaming esportivo, além da possibilidade do assinante obter outras assinaturas vinculadas à sua conta.

Contudo, o fator determinante que deve fazer com que a Netflix obtenha êxito ao entrar no mercado do streaming esportivo é sua imensa base de assinantes. Com certa vantagem em relação aos outros streamings mencionados, a Netflix é a primeira no número de assinantes no mundo todo, com aproximadamente 260 milhões de assinantes.

Além das lutas de boxe transmitidas recentemente, no começo de 2024, a empresa norte-americana fechou um acordo de US$ 5 bilhões para exibição do Raw da WWE (World Wrestling Entertainment), um dos principais programas de luta livre dos Estados Unidos. Mesmo ainda começando, a Netflix tem grande potencial de se tornar um importante player no mercado de streaming esportivo com transmissões ao vivo e competir com outros mais consolidados do ramo.