Uma das maiores plataformas de streaming pode estar finalmente entrando no mercado de transmissão de conteúdo esportivo ao vivo. A Netflix está em negociações para dar os primeiros passos na transmissão de esportes com um torneio de golfe de celebridades, de acordo com o The Wall Street Journal. A competição seria ambientada em Las Vegas e apresentaria figuras bem conhecidas de documentários esportivos do serviço de streaming, como “Drive to Survive”, da Fórmula 1, e “Full Swing”, do PGA Tour.
Contudo, ainda não está claro quando o evento proposto começaria, com o jornal relatando que as discussões ainda estavam em um estágio inicial. O torneio é visto em parte como um “teste” para a empresa, sem incorrer no alto custo e no compromisso de vários anos dos direitos esportivos ao vivo de primeira linha. Os esforços anteriores de licitação da Netflix por direitos ao vivo para propriedades esportivas, como a F1, acabaram perdendo para concorrentes mais agressivos.
Entretanto, mesmo esse esforço mais “controlado” marcaria uma mudança estratégica para a Netflix, que encerrou o primeiro trimestre de 2023 com 232,5 milhões de assinantes e detém um domínio considerável sobre todo o negócio de streaming. A desaceleração do crescimento de assinantes e a falta de novos mercados para expandir levaram à especulação de que a Netflix poderia abandonar sua posição de investir em esportes ao vivo.
Publicamente, a empresa continua negando o interesse, apontando motivos como os direitos de transmissão serem muito caros, fragmentados e com vida útil muito curta. “Não somos antiesportivos, somos pró-lucro”, disse Ted Sarandos, co-CEO da Netflix, em uma conferência com investidores no final do ano passado.