Netflix aumenta o seu portfólio esportivo com NASCAR e NBA

As crescentes ambições esportivas da Netflix podem indicar um acordo muito aguardado para adquirir direitos de jogos ao vivo


Por Redação

22 de janeiro de 2024

Netflix aumenta perfil esportivo com NASCAR e NBA (Foto: freestocks / Unsplash)

As ambições esportivas da Netflix atingiram outro pico com a revelação de dois novos projetos de documentários que irão elevar ainda mais o perfil esportivo da plataforma de streaming, que ainda não investiu em peso no mercado de direitos de transmissão de esportes ao vivo.

Na útima semana, a Netflix lançou um trailer de “NASCAR: Full Speed”, sua série de documentários dividida em cinco partes que estreia em 30 de janeiro e está em desenvolvimento há meses. Seguindo um conceito semelhante ao “Drive To Survive”, série documental de sucesso focada na Fórmula 1, o projeto NASCAR narra os principais pilotos como Denny Hamlin, Bubba Wallace, Joey Logano, Ryan Blaney e Kyle Larson enquanto competiam nos playoffs da NASCAR Cup Series do ano passado. A série também possui vários produtores executivos notáveis, incluindo Connor Schell, ex-executivo da ESPN que ajudou a liderar o documentário sobre Michael Jordan, “The Last Dance”.

A Netflix também está desenvolvendo uma versão com tema da NBA de seu popular programa “NFL Quarterback”, de acordo com o The Athletic. A série documental vai apresentar as estrelas da NBA LeBron James, Jayson Tatum, Jimmy Butler, Anthony Edwards e Domantas Sabonis, e supostamente já começou a ser filmada. Esse projeto também conta com produtores executivos de peso, incluindo a SpringHill Company, do próprio LeBron James, a Omaha Productions, de Peyton Manning, e a Higher Ground Productions, co-liderada pelo antigo presidente dos EUA, Barack Obama.

O nome da série e a data de estreia desse projeto da NBA não foram finalizados. Mas a iniciativa aumenta o interesse crescente da Netflix nos direitos de jogos ao vivo da NBA, potencialmente incluindo parte do novo torneio In-Season da NBA.

Depois de anos de resistência a qualquer aquisição de direitos esportivos ao vivo – em grande parte por razões financeiras – o interesse da Netflix neste espaço mudou drasticamente nos últimos meses, tanto através do desenvolvimento do seu próprio conteúdo como de possíveis acordos com ligas e promotores. A Netflix, no entanto, ainda não fechou um acordo em grande escala pelos direitos exclusivos de jogos para uma grande propriedade esportiva, como fizeram as rivais Apple e Amazon.