A National Basketball Association (NBA), as suas franquias e as sedes geraram cumulativamente US$ 1,66 bilhão em receitas de patrocínio durante a temporada 2022/23, de acordo com um estudo da consultoria de patrocínio IEG. O que significa que a receita de patrocínio da liga aumentou ligeiramente em 1,3% em relação ao total da temporada anterior de US$ 1,6 bilhão.
O setor de tecnologia foi a categoria de patrocínio com maiores gastos, com o setor de criptomoedas ficando atrás da categoria de telecomunicações, ficando em terceiro lugar, enquanto as empresas mais ativas em termos de patrocínios de equipes foram Socios, Toyota, Verizon e Coca-Cola, cada uma com mais de 20 acordos.
Além do estudo do IEG, a agência chinesa especializada em mercado Mailman classificou os Golden State Warriors como a franquia online mais popular da NBA na China. A estrela do Warriors, Steph Curry, foi considerada o jogador mais popular da NBA no serviço de microblogging chinês Weibo, enquanto o armador do Philadelphia 76ers, James Harden, teve a maior popularidade de todos os jogadores no aplicativo conhecido como o “TikTok chinês”, Douyin.
O IEG também observou que esta foi a primeira temporada em que a NBA não aumentou o número total de patrocínios da liga desde a campanha 2018/19. A liga viu quatro grandes negócios serem cancelados, inclusive com nomes como Taco Bell, Mobil 1 e Beats by Dr Dre. A queda do setor de criptomoedas nos gastos com patrocínio foi atribuída ao declínio da FTX, que seria responsável por mais de US$ 20 milhões em gastos.
Antes da próxima temporada 2023/24 da NBA, franquias como Charlotte Hornets e Utah Jazz assinaram acordos de patrocínios de camisas, sugerindo que a receita de patrocínio da liga está no caminho certo para crescer ainda mais durante a temporada.