Os jogadores presentes nas quadras da NBA refletem cada vez mais a sua presença global em expansão. Durante a noite de abertura da temporada 2023-24, a liga relatou que o elenco do início da atual temporada conta com um recorde de 125 jogadores internacionais, abrangendo 40 países e territórios em seis continentes.
Todas as 30 equipes da NBA têm pelo menos um jogador estrangeiro, e o total de jogadores atuais supera o recorde anterior de 121 visto nas temporadas 2017-18 e 2021-22. Pelo menos 100 jogadores internacionais preencheram o plantel da noite de estreia em cada uma das últimas 10 temporadas.
Não só o conjunto de talentos internacionais da NBA está crescendo em tamanho, como também reflete muitos dos melhores talentos da liga. Três jogadores internacionais – Joel Embiid dos 76ers, Nikola Jokić dos Nuggets e Giannis Antetokounmpo dos Bucks – ganharam os últimos cinco prêmios de MVP e dois dos últimos três prêmios de MVP das finais da NBA, enquanto 15 jogadores internacionais atuais foram All-Stars.
O Canadá é o país fora dos EUA mais representado, com 26 jogadores, seguido pelos 14 da França – incluindo o fenômeno estreante de San Antonio , Victor Wembanyama – e os nove da Austrália.
Essa expansão da base de jogadores se enquadra na expansão da atividade comercial da liga em todo o mundo, incluindo a transmissão de seus jogos em 214 países e territórios, jogos recentes de pré-temporada realizados nos Emirados Árabes Unidos e jogos planejados para a temporada regular nesta temporada no México e na França.
Notícias relacionadas
Neymar Jr. é o jogador que mais movimentou dinheiro em transferências na história
15 de setembro de 2024