A consultoria norte-americana Duff & Phelps fez um levantamento recentemente que mostrou que 70% dos clubes da Premier League estão perdendo dinheiro por não comercializarem o naming rights de seus estádios. Apenas a título de comparação, na liga profissional de futebol americano (NFL), apenas 20% das equipes não têm seus estádios patrocinados por marcas.

Receita potencial dos naming rights

De acordo com o site MKT Esportivo, o estudo da Duff & Phelps mostra que o valor cumulativo dos naming rights em vigência é de £ 44,05 milhões (R$ 205,27 milhões). Isso significa que os 14 clubes que ainda não fecharam algum acordo estão deixando de ganhar uma receita potencial combinada de £ 97,95 milhões (em torno de R$ 456,45 milhões).

O estudo da Duff & Phelps aponta, no entanto, que o potencial valor acumulado de naming rights na primeira divisão do futebol da Inglaterra aumentou 5%: de £ 135,5 milhões (R$ 631,43 milhões) em 2018 para £ 142 milhões (R$ 653,2 milhões) este ano.

Seis clubes com maior potencial

Desse total do mercado, Manchester City, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Tottenham e Manchester United representam 82%. Mas apenas os dois primeiros têm acordos com marcas em seus estádios – Etihad Airways e Emirates, respectivamente. Com uma fatia bem menor de mercado, outros times da elite inglesa têm estádios patrocinados. São eles: Bournemouth, Brighton, Huddersfield Town e Leicester City.

“Poucos esperariam o nível de crescimento que vimos nos acordos de patrocínio de camisetas. E é por isso que há uma enorme oportunidade para os patrocinadores capturarem valor no mercado de direitos de nomeação de estádios na Europa. Se um patrocinador fosse fechar um contrato de naming rights de valor fixo e longo prazo com uma boa equipe, isso poderia protegê-lo de pagar preços significativamente mais altos no futuro, à medida que o mercado amadurecesse”, disse Michael Weaver, diretor administrativo e chefe de consultoria de avaliação da Duff & Phelps para o Reino Unido.

Manchester United é o que mais deixa de ganhar

O Manchester United, segundo o levantamento, é o clube que mais perde: poderia embolsar £ 26,75 milhões anuais (R$ 124,65 milhões) caso cedesse o nome de seu estádio Old Trafford a alguma empresa. O Manchester City teria potencial de ganhar até £ 21,9 anuais (R$ 99,21 milhões). Enquanto o Tottenham, com seu novo estádio, poderia faturar até £ 17,5 milhões por temporada (R$ 81,55 milhões).

A Duff & Phelps usou como base para chegar a esses valores os acordos de patrocínios máster, fornecedoras de material esportivo, número de seguidores nas redes sociais, direitos de transmissão e também o desempenho das equipes três temporadas passadas.