A Major League Soccer (MLS) está planejando a sua própria incubadora de tecnologia esportiva, com base no lançamento do MLS Season Pass com a Apple TV e uma série de parcerias digitais anunciadas recentemente, projetadas para fortalecer seus recursos técnicos e de conteúdo. Conforme relatado pelo Sports Business Journal (SBJ), Chris Schlosser, vice-presidente sênior da MLS Emerging Ventures, usou uma apresentação na MIT Sloan Sports Analytics Conference para fornecer os primeiros detalhes do ‘MLS Labs’ antes de um anúncio formal em um futuro próximo.
O objetivo do MLS Labs é usar o alcance da liga de futebol norte-americana para fornecer uma plataforma para empresas de tecnologia esportiva em estágio inicial testarem e dimensionarem suas inovações em eventos da vida real – incluindo o MLS All-Star Game. As empresas selecionadas serão convidadas a demonstrar seus produtos no MLS Next Fest, onde algumas serão selecionadas para o torneio juvenil Generation Adidas Cup na Flórida. Na fase final, três empresas do MLS Labs serão convidadas para o All-Star Game e para se apresentar ao conselho de governadores da MLS.
O MLS Labs segue os passos de outras incubadoras de alto perfil, como o LaunchPad da National Basketball Association (NBA), que trabalha com startups que podem promover suas atividades dentro e fora da quadra. A NBA também é um investidor ativo, assumindo participações na Nextiles, criadora de tecidos inteligentes, e na empresa de análise Videocites.
Apesar de ainda não atrair a mesma atenção que a NBA, a MLS tem uma base digital de fãs semelhante e espera que a tecnologia e o streaming possam alcançar um envolvimento mais profundo e uma maior expansão. A temporada 2023 da MLS começou no mês passado e é a primeira a ser coberta por um contrato de transmissão de US$ 2,5 bilhões por dez anos com a Apple TV. O MLS Season Pass oferece cobertura global ao vivo de cada jogo da competição, junto com um show ao vivo e recursos digitais.