México sediará a primeira Liga dos Campeões de Beisebol

Reunindo times de quatro ligas nacionais pela primeira vez, uma nova competição da Liga dos Campeões de Beisebol será lançada no México


Por Redação

23 de julho de 2023

México sediará a primeira Liga dos Campeões de Beisebol

Uma nova competição da Liga dos Campeões de Beisebol será lançada no México ainda este ano, reunindo times de quatro ligas nacionais pela primeira vez. A competição por convite, que é sancionada pela Confederação Mundial de Beisebol e Softball (WBSC) e pela Liga Mexicana de Beisebol (LMB), será realizada de 28 de setembro a 1º de outubro no Kukulcán Alamo Ballpark, em Yucatán.

Leones, campeão da LMB, de Yucatán terá a companhia de Fargo-Moorhead RedHawks, da Associação Americana de Beisebol Profissional, com sede nos Estados Unidos, Alazanes de Granma, da Liga Cubana de Beisebol, e Caimanes de Barranquilla, da Liga Colombiana de Beisebol. O torneio será exibido no México pela emissora esportiva ESPN. 

A competição terá sete jogos em quatro dias com um formato round-robin para determinar as duas equipes que avançam para a final. Um play-off também será realizado para determinar o terceiro e o quarto lugares. O evento foi anunciado como um “torneio internacional de campeões” e marca a primeira vez na história do beisebol que uma competição foi organizada entre ligas de diferentes nações.

 “Estou extremamente orgulhoso de anunciar o lançamento da Liga dos Campeões de Beisebol, que será a primeira competição profissional e de nível mundial para clubes, um torneio internacional de campeões”, disse o presidente do WBSC, Riccardo Fraccari. “Esta nova competição emocionante, que está planejada para adicionar outros eventos regionais de elite e as finais mundiais nos próximos anos, não seria possível sem a visão compartilhada e o apoio das várias ligas, partes interessadas e respectivos líderes de beisebol. Sei que a Liga dos Campeões de Beisebol vai animar os fãs de beisebol em todo o mundo e tenho certeza de que eles vão se divertir tanto quanto nós.”

O lançamento da nova competição fortalece o relacionamento entre o WBSC e o LMB. No mês passado, a Base Sport , o braço comercial da WBSC com sede na Suíça, fechou um acordo para distribuir os direitos de transmissão para a LMB na Europa Oriental e na Ásia Central. O LMB descreveu o acordo como o primeiro passo em seu movimento para desenvolver a cobertura internacional da liga.