Mercado europeu de patrocínio esportivo atinge recorde em 2022

Estudo anual da European Sponsorship Association (ESA) aponta valor total de € 20,69 bilhões, superando o recorde pré-pandêmico de 2019


Por Redação

15 de abril de 2023

Mercado europeu de patrocínio esportivo atinge recorde em 2022

O valor do mercado de patrocínio esportivo da Europa atingiu um recorde de € 20,69 bilhões (US$ 22,21 bilhões) em 2022, de acordo com o mais recente estudo anual da European Sponsorship Association (ESA). O valor supera os € 19,8 bilhões (US$ 21,25 bilhões) registrados em 2021 e os € 20,26 bilhões (US$ 21,75 bilhões) registrados em 2019. A Nielsen Sports, que entrega o relatório desde 2008, concluiu que o fim das restrições para conter a pandemia de Covid-19 foi o principal contribuinte para o crescimento do mercado em eventos esportivos, festivais e shows.

O esporte também se beneficiou da realização de grandes eventos, como a Copa do Mundo da FIFA e a UEFA Women’s Euro 2022, assim como as Olimpíadas de Inverno. Além disso, o rápido aumento nos patrocínios relacionados a empresas de criptomoedas teve um impacto positivo e negativo na indústria, trazendo uma injeção de caixa junto com um certo grau de volatilidade devido à instabilidade do setor. O estudo também reconheceu o impacto negativo em todos os mercados causado pela invasão russa da Ucrânia.

O estudo da ESA classificou a Espanha e o Reino Unido como os países que mais cresceram durante o ano, com alta de 14% e 10%, respectivamente. O primeiro se beneficiou da estabilização do mercado após a proibição do patrocínio de apostas em 2021, com crescimento comercial impulsionado pelos gigantes do futebol Barcelona e Atlético de Madrid, juntamente com o surgimento de atletas femininas como embaixadoras. No Reino Unido, o crescimento contínuo da Premier League foi um dos principais contribuintes para o aumento do patrocínio.

“É notável como o patrocínio se recuperou após os efeitos devastadores da pandemia, e todos desfrutamos da retomada total dos eventos esportivos e culturais presenciais que contribuíram para o crescimento do setor em 2022”, disse o presidente da ESA, Andy Westlake. “Ver o volume da indústria em 2022 se aproximar dos níveis pré-pandêmicos destaca a importância do patrocínio para empresas em toda a Europa que precisam alcançar uma conexão tangível com seus clientes. O patrocínio esportivo atingiu níveis recordes no ano passado e tenho certeza de que 2023 verá um crescimento contínuo no patrocínio não esportivo.”

Sport Insider
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.