O valor do mercado de patrocínio esportivo da Europa atingiu um recorde de € 20,69 bilhões (US$ 22,21 bilhões) em 2022, de acordo com o mais recente estudo anual da European Sponsorship Association (ESA). O valor supera os € 19,8 bilhões (US$ 21,25 bilhões) registrados em 2021 e os € 20,26 bilhões (US$ 21,75 bilhões) registrados em 2019. A Nielsen Sports, que entrega o relatório desde 2008, concluiu que o fim das restrições para conter a pandemia de Covid-19 foi o principal contribuinte para o crescimento do mercado em eventos esportivos, festivais e shows.
O esporte também se beneficiou da realização de grandes eventos, como a Copa do Mundo da FIFA e a UEFA Women’s Euro 2022, assim como as Olimpíadas de Inverno. Além disso, o rápido aumento nos patrocínios relacionados a empresas de criptomoedas teve um impacto positivo e negativo na indústria, trazendo uma injeção de caixa junto com um certo grau de volatilidade devido à instabilidade do setor. O estudo também reconheceu o impacto negativo em todos os mercados causado pela invasão russa da Ucrânia.
O estudo da ESA classificou a Espanha e o Reino Unido como os países que mais cresceram durante o ano, com alta de 14% e 10%, respectivamente. O primeiro se beneficiou da estabilização do mercado após a proibição do patrocínio de apostas em 2021, com crescimento comercial impulsionado pelos gigantes do futebol Barcelona e Atlético de Madrid, juntamente com o surgimento de atletas femininas como embaixadoras. No Reino Unido, o crescimento contínuo da Premier League foi um dos principais contribuintes para o aumento do patrocínio.
“É notável como o patrocínio se recuperou após os efeitos devastadores da pandemia, e todos desfrutamos da retomada total dos eventos esportivos e culturais presenciais que contribuíram para o crescimento do setor em 2022”, disse o presidente da ESA, Andy Westlake. “Ver o volume da indústria em 2022 se aproximar dos níveis pré-pandêmicos destaca a importância do patrocínio para empresas em toda a Europa que precisam alcançar uma conexão tangível com seus clientes. O patrocínio esportivo atingiu níveis recordes no ano passado e tenho certeza de que 2023 verá um crescimento contínuo no patrocínio não esportivo.”
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