Mercado de patrocínios do futebol terá receita de US$ 58 bilhões

De acordo com um levantamento da Astute Analytica, a área terá crescimento anual agregado de 4,4% nos próximos oito anos


Por Redação

11 de maio de 2024

Mercado de patrocínios do futebol terá receita de US$ 58 bilhões (Foto: dominik hofbauer na Unsplash)

O mercado global de patrocínios do futebol deverá atingir um valor total de U$ 57,99 bilhões até 2032. Segundo a agência Astute Analytica, a área, que atualmente é avaliada em US$ 39,36 bilhões, terá um crescimento agregado anual de 4,4% nos próximos oito anos.

A receita é um reflexo da popularidade do futebol, que atrai o interesse de grandes marcas globais. Empresas de diversos ramos, como vestuário, transporte aéreo e, mais recentemente, apostas esportivas, investem valores altos para terem suas marcas expostas em clubes, jogadores e campeonatos.

De acordo com a pesquisa, um dos motores de crescimento do mercado de patrocínios no futebol é a expansão da base de fãs, acompanhada pela crescente demanda por exposição internacional das marcas e pelo aumento do investimento de países do Oriente Médio em clubes ao redor do mundo.

A Europa segue dominando o mercado, sendo responsável por 34,9% das receitas totais. Entre os provedores dos patrocínios, empresas de bens de consumo rápido se destacam, com 45,5% de participação.

O estudo também aponta que as campanhas de ativação digital estão ganhando uma importância crescente nas campanhas, enquanto novas tecnologias, como criptomoedas e blockchain, aparecem como novas categorias de patrocínio. Outra tendência é o aumento da responsabilidade social e sustentabilidade nos patrocínios, com parcerias relacionadas a causas sociais e ambientais.