Os organizadores da primeira divisão do futebol francês estão preparados para trazer jogos “significativos” da Ligue 1 para os EUA como parte de sua proposta para um novo acordo de direitos de mídia no país. O braço comercial da Liga de Futebol Profissional (LFP) lançou recentemente o concurso internacional de direitos de mídia para a Ligue 1 e a Ligue 2, assim como para o Trophée des Champions. As emissoras e agências interessadas podem licitar por direitos globais, regionais ou específicos de cada país para três a cinco temporadas a partir de 2024/25.
No início deste ano, o presidente da LFP, Vincent Labrune, disse que esperava obter “perto de cerca de 200 milhões de euros” por ano pelos seus direitos internacionais durante o próximo ciclo, sendo esta meta um aumento significativo em relação aos 70 milhões de euros (74,32 milhões de dólares) pagos por ano pela BeIN para comercializar a liga no exterior.
Ben Morel, executivo-chefe da LFP Media, delcarou ao Sports Business Journal (SBJ) que a liga está disposta a colaborar com seu próximo parceiro de direitos dos EUA para entregar-lhes o maior valor, o que inclui a possibilidade de trazer jogos para os EUA.
“Trabalharemos estreitamente com nosso futuro parceiro de transmissão em termos de trazer jogos significativos para os EUA”, disse Morel. “Tenho muita história em meus trabalhos anteriores de fazer muitos jogos internacionais e sei que o que é importante é o significado deles. Não podem ser apenas jogos de exibição. Eles têm que ser jogos que importam. “Queremos fazer isso como uma peça de longo prazo, não apenas como pequenas exibições únicas.”
Morel acrescentou que a LFP se apoiaria na popularidade de suas estrelas como Kylian Mbappé para promover os valores de diversidade e envolvimento social da competição para o público dos EUA. Além de envolver “ativamente” os jogadores, falou da necessidade de proporcionar novos acessos aos torcedores, com a liga preparada para produzir conteúdos destinados a apresentar a competição sob uma nova luz.
Muitas das principais ligas de futebol da Europa fizeram do mercado dos EUA uma prioridade estratégica, com as equipas da LaLiga e da Serie A a terem disputado vários jogos de pré-época no país. Os comentários de Morel indicam que a LFP está interessada em utilizar jogos significativos nos EUA como um ponto de venda para as emissoras, a fim de ajudar a alcançar as suas metas de receitas internacionais.
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