A diretora de marketing do Kansas City Chiefs, Lara Krug, declarou que a franquia está usando seus direitos de marketing internacional para se tornar um “jogador muito maior” no mundo dos esportes globais. Os atuais campeões do Super Bowl da National Football League (NFL) receberam inicialmente direitos de marketing internacional na Alemanha e no México. No início deste ano, o seu portfólio foi expandido para incluir a Áustria e a Suíça, tornando-as uma das três franquias com direitos de marketing para toda a região DACH.
Na Alemanha, os Chiefs realizaram inúmeras atividades para atrair novos torcedores, incluindo a organização de um evento ‘Draft Haus’ em Munique no ano passado para proporcionar uma festa de visualização do draft para seus torcedores alemães. A equipe também procurou capitalizar a aparição de Patrick Mahomes na série documental ‘Quarterback’, produzida pela Netflix, com diversas ativações, e concentrou esforços de marketing em diversas cidades para aumentar seu alcance.
Falando à mídia antes da vitória contra o Miami Dolphins em Frankfurt no início deste mês, Krug explicou a estratégia de crescimento dos Chiefs na Alemanha, com foco em atrair fãs mais casuais do esporte. “Sabíamos desde o início que havia uma base de fãs pequena, mas poderosa, mas a verdadeira oportunidade seria [alcançar] mais fãs casuais experimentais”, disse ela. “Nós realmente concentramos nosso tempo e atenção nisso. Obviamente temos um banco de dados dedicado aos nossos fãs alemães, e estamos vendo um perfil de fã mais jovem e mais casual, então estamos tentando trabalhar através de nossas diferentes ativações e canais para crescer onde houver maior oportunidade.”
Desde então, a franquia da NFL formalizou um relacionamento com o gigante do futebol alemão Bayern de Munique, estabelecido por meio dos laços previamente consolidados do clube da Bundesliga com o FC Dallas, time da Major League Soccer (MLS), que está ao lado dos Chiefs no portfólio de propriedade esportiva da família Hunt. Embora o Bayern tenha desde então feito parceria com outro clube da MLS, o Los Angeles FC, os Chiefs e os campeões de futebol alemães ainda trabalham em estreita colaboração, com Andreas Jung, membro do conselho executivo do clube de futebol, agora ingressando no conselho consultivo dos Chiefs.
Krug afirma que a relação entre as duas equipas foi “um dos fatores na medida em que considerámos em quais mercados queríamos entrar a partir das oportunidades comerciais”. “Acho que a quantidade de acesso que as mídias sociais e digitais deram a todos os tipos de torcedores foi capaz de fazer crescer todos os esportes muito rapidamente, mas certamente o futebol americano, onde no passado, talvez não houvesse tanta capacidade para entrar em um mercado como o da Alemanha”, acrescentou ela.
“Se tentássemos simplesmente competir, os produtos seriam apenas diferentes, o esporte seria diferente, a experiência seria diferente. Competir seria ingênuo. Acho que a oportunidade é encontrar valor incremental ou entretenimento que possamos trazer aos fãs. Vejo isso muito mais como trabalhar com o futebol alemão e com o futebol em geral, do que como tentar lutar contra um player muito dominante no mercado. Acho que há espaço para ambos”, concluiu a diretora de marketing do Kansas City Chiefs.
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