Grandes aumentos salariais chegam ao futebol feminino internacional

A Copa da Inglaterra Feminina está dobrando o prêmio em dinheiro, enquanto a seleção feminina australiana terá um grande aumento nos salários


Por Redação

18 de novembro de 2023

Grandes aumentos salariais chegam ao futebol feminino internacional (Foto: Jeffrey F Lin / Unsplash)

À medida que o esporte feminino continua a crescer em 2023, as jogadoras de futebol internacionais registram aumentos significativos nos prémios monetários e nos salários.

No Reino Unido, o total de premiações da Copa FA Feminina desta temporada dobrará para US$ 7,34 milhões. O clube que vencer a partida final ganhará US$ 527 mil, além de outros prêmios em dinheiro ao longo do torneio. É mais um grande aumento na premiação em dinheiro da competição – o prêmio da Copa FA Feminina da temporada passada saltou de US$ 490 mil para US$ 3,68 milhões. A FA diz que seu objetivo é eventualmente igualar os fundos de prêmios da Copa FA Feminina aos masculinos, que premiará mais de US$ 25 milhões no total este ano.

Além disso, um novo acordo coletivo de trabalho entre a Football Australia e seus jogadores aumentará os salários individuais das mulheres nacionais em até cerca de US$ 60.000 cada. As principais jogadoras ganhavam cerca de US$ 70 mil por ano sob o acordo anterior, mas agora poderiam receber até US$ 128 mil – além de qualquer prêmio em dinheiro de torneio e salários que recebem de seus times de clube. As medidas seguem-se à Copa do Mundo Feminina da FIFA deste verão, na Austrália e na Nova Zelândia, que pagou US$ 110 milhões em prêmios em dinheiro, um recorde para o torneio feminino.

Ao mesmo tempo, novos dados do Sports Innovation Lab (SIL) revelaram que 83% das marcas planejam aumentar o seu investimento em meios de comunicação social de esportes femininos no próximo ano. O terceiro relatório anual do SIL, ‘The Fan Project’, descobriu que 68 por cento das marcas disseram que planejavam gastar entre um a dez por cento a mais em esportes femininos, enquanto gastam atualmente uma média de nove por cento do seu orçamento de mídia esportiva em esportes femininos.