Com milhões de torcedores ao redor do mundo, o impacto das redes sociais no futebol se tornou mais evidente do que nunca, moldando a maneira como clubes, jogadores e fãs interagem e se envolvem com o esporte. As mídias sociais não são apenas uma ferramenta de comunicação, mas um termômetro que mede a popularidade e a influência de jogadores e clubes, além de ser uma poderosa plataforma para engajamento e marketing.
Durante a temporada 2023/24, vimos clubes de todos os tamanhos investindo significativamente em suas presenças digitais, criando conteúdos inovadores que vão desde bastidores de treinos e jogos até campanhas interativas que convidam os fãs a participar ativamente. Essa abordagem tem não apenas aumentado a base de seguidores dos clubes, mas também gerado novas oportunidades de receita através de parcerias e patrocínios.
Os insights de mídias sociais apontados pela Football Benchmark sobre a temporada 2023/24 revelam tendências importantes para o futuro do futebol e do marketing esportivo e oferecem uma visão de como as organizações esportivas estão buscando atender às expectativas de seus públicos e maximizar o seu impacto online. Além disso, a análise aponta um grande domínio do atual campeão da Champions, o Real Madrid, até mesmo no território digital.
Foco estratégico em conteúdo de vídeo
Os clubes se concentraram estrategicamente em três plataformas para impulsionar seu crescimento nas mídias sociais ao longo da temporada. Junto com o Instagram, que continua essencial no mundo do futebol, o YouTube e o TikTok foram os principais canais onde os clubes conquistaram o maior número de novos seguidores, concentrando suas estratégias de crescimento de acordo com isso. Não é de surpreender que essas plataformas centradas em vídeo tenham ganhado destaque no futebol também, alinhando-se com os hábitos de consumo em evolução.
Entre os 20 principais clubes que ganharam mais seguidores durante a temporada, sete são da La Liga, cinco da Premier League e três da Saudi Professional League. Em termos de crescimento percentual em números de seguidores entre os 20 principais clubes examinados, os clubes espanhóis e sauditas se destacam proeminentemente, com o Al-Ahli Saudi FC alcançando um crescimento impressionante de 179% e o Cádiz CF de 125%.
Atual campeão da UEFA Champions League, o Real Madrid, que ganhou mais novos seguidores (+45,1M), também liderou a lista total de engajamento por uma ampla margem. Ao longo da temporada, seu conteúdo no Facebook, Instagram, TikTok e X gerou 2.418 milhões de engajamentos – mais de um milhão a mais do que o seu rival Barcelona, que teve 1.219 milhões na temporada 2023/24.
Os jogadores com maior crescimento de seguidores
O Real Madrid ostenta o maior número de seguidores nas mídias sociais globalmente entre os clubes de futebol e, de fato, entre todos os clubes esportivos. Portanto, não é surpresa que isso também tenha um impacto significativo no número de seguidores dos jogadores do clube. Ao analisar o crescimento de seguidores de jogadores nas cinco principais ligas da Europa e além, uma tendência se destaca imediatamente: o desempenho excepcional dos jogadores do Real Madrid nessa área.
Dos 15 jogadores da lista, 10 estavam com o Real Madrid durante a temporada 2023/24. Adicionar Kylian Mbappé, que se juntará ao gigante espanhol na próxima temporada, e Sergio Ramos, uma lenda de “Los Blancos”, eleva o total para 12 jogadores ligados ao clube. O crescimento percentual mais espetacular em seguidores foi visto com o internacional francês Aurélien Tchouaméni, o vencedor do prêmio Golden Boy de 2023, Jude Bellingham, e o ex-jogador do Manchester City Brahim Díaz.