Fundador da Castore fala sobre ambições e disputa com Nike e Adidas

Tom Beahon, cofundador da marca britânica de roupas esportivas, abriu o jogo e falou sobre o futuro da marca em entrevista à SportsPro Media


Por Redação

2 de fevereiro de 2024

Fundador da Castore fala sobre ambições e disputa com Nike e Adidas Um dos primeiros parceiros e acionista da Castore, Andy Murray posa com camisa da marca. (Reprodução/Castore)

A Castore foi fundada pelos irmãos Phil e Tom Beahon há menos de uma década, em 2016, mas no ano passado a marca já alcançou uma avaliação relatada de 1 bilhão de libras esterlinas, graças a uma nova rodada de financiamento. Em novembro de 2023, a Castore anunciou uma rodada de financiamento de £ 145 milhões liderada pela Raine Partners e incluindo a participação da Hanaco Ventures e Felix Capital, dando à empresa uma avaliação relatada de quase £ 1 bilhão.

Esse investimento foi o mais recente endosso não apenas à abordagem digital baseada em dados de Castore, mas também à crença da empresa de que – num mundo pós-Covid onde as pessoas preferem vestir-se casualmente – há um apetite crescente entre os consumidores por uma alternativa premium às forças dominantes da Nike e da Adidas.

Essa teoria foi aplicada para moldar a abordagem de Castore ao esporte profissional, que ajudou a empresa a acumular parcerias no golfe, críquete, rugby e automobilismo, todos historicamente associados a um público e a uma base de participação mais ricos. Acordos foram fechados com o Conselho de Críquete da Inglaterra e País de Gales (BCE), a equipe campeã de Fórmula 1, Red Bull, e os Saracens, da Premiership Rugby , entre outros.

Além disso, a empresa também fornece kits para equipes de algumas das principais ligas de futebol da Europa, o que ajudou a aumentar o reconhecimento da sua marca ao incorporar o seu logótipo no esporte mais popular do planeta. A estratégia e o portfólio de parcerias da Castore podem já ter evoluído no curto espaço de tempo em que existe, mas, como Tom Beahon disse recentemente ao Podcast SportsPro, o objetivo final da empresa – “ser uma marca britânica premium de roupas esportivas competindo no cenário global” – nunca mudou.

Mudança para esportes coletivos

Beahon afirmou que a Castore foi capaz de crescer rápida e organicamente depois de instalada e funcionando porque o “consumidor rico e exigente” que a empresa esperava que existisse, existia. A missão, disse ele, era tornar-se “o Tesla do mercado de roupas esportivas”, conhecido por seus produtos de alta qualidade.

Em seguida, começou a fazer com que suas roupas fossem vistas em escala global, fazendo com que atletas famosos as usassem. A parceria inicial mais significativa da empresa foi com Andy Murray, quando a equipe de suporte do tenista recebeu produtos Castore em um esforço para chamar a atenção do três vezes vencedor do Grand Slam, de acordo com Beahon. Mais tarde, o escocês concordou em usar o kit Castore e tornou-se acionista do negócio.

Essa mentalidade empreendedora é o que Beahon acredita que diferencia a Castore como “uma lancha num mercado de petroleiros”. Mas foi quando a empresa decidiu entrar nos esportes coletivos que sentiu que era o momento certo para atrair investimento externo para ajudar a alimentar a sua ambição de revolucionar uma indústria de equipamentos de futebol que acreditava estar falida.

“Esse mercado tem sido dominado pelas mesmas marcas há uma geração”, disse Beahon. “A Nike e a Adidas concentram todos os seus recursos em um número muito pequeno de equipes no topo. Assim que você conversa com as pessoas do mercado, fica bem claro que há muita insatisfação. Então dissemos que deveria haver uma oportunidade para fazer melhor, fazer parceria com essas equipes, priorizá-las, tentar criar produtos de maior qualidade, mas trazer para eles essa mentalidade digital-first e baseada em dados, o que não era massivamente predominante na indústria antes.”

Disputa com Nike e Adidas

Em um mercado dominado por nomes conhecidos que geram bilhões de dólares em receitas, um dos maiores obstáculos para desafiantes como a Castore seria conseguir que as equipes esportivas confiassem à empresa emergente uma das suas peças de inventário mais apreciadas: os seus equipamentos. Para entrar no mercado, a Castore teve que vir munida de uma proposta diferente do que Nike e Adidas, além de outras como Puma, Umbro e Under Armour, já ofereciam.

Tradicionalmente, os clubes esportivos fazem parceria com uma marca de roupas esportivas para fabricar os kits do time e outros produtos. Esses produtos são então distribuídos aos varejistas e de volta aos próprios clubes, que os vendem aos consumidores, o que significa que as margens são divididas entre três partes. Depois de passar anos construindo uma cadeia de suprimentos global, rede de distribuição e plataforma tecnológica, a Castore sentiu que poderia aproveitar essa infraestrutura e vender produtos diretamente ao torcedor, o que Beahon disse que “mudou fundamentalmente a economia” nas parcerias de fornecimento de kits com clubes.

“Mas o mais importante”, continuou ele, “é que você recebe esses dados diretos. Você pode entender como são os hábitos de compra, pode entender como é o comportamento dos fãs e, com o tempo, pode construir um modelo mais bem orientado para o atendimento. Portanto, não é apenas mais atraente financeiramente, se você puder mostrar ao clube que os dados estão sendo compreendidos, analisados ​​​​de uma forma que nunca foi feita antes, e você puder compartilhar esse feedback com eles, é aí que está o valor real.”

Críticas à qualidade dos kits da Castore

Embora a Castore tenha rapidamente estabelecido presença em vários esportes coletivos, foram suas parcerias no futebol que destacaram a sua capacidade de atender às expectativas dos torcedores e dos jogadores. A Castore começou a temporada 2023/24 fornecendo kits para três clubes da Premier League, mas até o momento em que este artigo foi escrito, a marca irá para a próxima temporada apenas com o Wolverhampton Wanderers como seu único parceiro remanescente na primeira divisão da Inglaterra.

O Newcastle United já anunciou um novo acordo com a Adidas, que também deverá substituir Castore como parceira técnica do Aston Villa, após reclamações de jogadores sobre problemas com os kits desta temporada. Tais manchetes podem ser especialmente prejudiciais para uma marca que coloca ênfase na qualidade dos seus produtos para se destacar da multidão.

Embora reconheça que há “tantos aspectos positivos” no esporte, Beahon disse que um dos desafios é que ele é “intensamente examinado”. Ele destacou ainda que os desafios enfrentados pela Castore são os mesmos enfrentados pelas empresas maiores, mas argumentou que ganham mais destaque quando vinculados a uma marca desafiadora.

“Você tem que resolver os problemas onde os problemas surgem, mas as pessoas na indústria entendem que esses problemas são inevitáveis ​​quando você lida com centenas de milhares de unidades e atletas de elite trabalhando em diferentes climas, temperaturas e umidades e todo o resto”, ele continuou. “Contanto que você lide com essas coisas da maneira certa, as pessoas que entendem a indústria [de roupas esportivas] realmente entendem e aceitam isso.”

Apesar de perder o Newcastle e potencialmente o Villa, Castore ainda tem parcerias com clubes de outras ligas, incluindo o líder da Bundesliga, Bayer Leverkusen, o Sevilla, na La Liga, e o gigante escocês Rangers. Beahon não quis comentar sobre quaisquer negociações em andamento com outros potenciais parceiros, mas disse que uma resposta de empresas como Adidas e Nike deveria ser esperada quando um novo player tentar perturbar o mercado.