Flamengo arrecadará mais de R$ 200 milhões com patrocínios em 2024

Entenda como o clube carioca superou as dívidas para se tornar uma potência do futebol brasileiro


Por Raphael Fernandes

4 de julho de 2024

Uma arte com Pedro, jogador do Flamengo. Créditos: Nathalia Teixeira

11 de abril de 2013. Foi nesse dia que o presidente Eduardo Bandeira de Mello descobriu um rombo de R$ 750,7 milhões nos cofres do Flamengo. Desse valor, 52,48% eram referentes a impostos não pagos. Em uma fatia menor, havia também dívidas trabalhistas, pagamentos judiciais atrasados e um montante reservado para cobrir futuras despesas com condenações.

Pode parecer surreal de se pensar nos dias de hoje, mas a torcida do Flamengo já estava acostumada com esse caos financeiro. Mesmo sendo um dos clubes de maior poder midiático do Brasil, as gestões anteriores beiravam o amadorismo. Bandeira de Mello compreendia essa situação e, assim que assumiu a presidência no ano anterior, traçou um plano conservador: cortar gastos, usar a criatividade para reforços e buscar contratos de patrocínio. O importante naquele momento era equacionar as dívidas e pavimentar o caminho para o sucesso.

Os flamenguistas apoiaram o discurso e tiveram paciência com o desempenho esportivo do clube. De 2012 a 2018, o clube conquistou apenas dois Campeonatos Cariocas e uma Copa do Brasil. Por outro lado, comemorou a construção do tão sonhado CT e também a redução de sua dívida para R$ 455 milhões, possibilitando que Rodolfo Landim herdasse um clube com receitas em alta, dívidas controladas e R$ 100 milhões para investir em reforços.

A era vitoriosa de Rodolfo Landim

Jogadores do Flamengo erguendo a taça de campeão da Libertadores da América em 2019.
Sob a direção de Landim, o Flamengo conquistou 12 títulos em um período de cinco anos (Créditos: Raul Sifuentes/Getty Images)

Com uma receita de R$ 538 milhões – incrementada com as vendas de joias da base como Lucas Paquetá e Vini Jr – o Flamengo foi agressivo no mercado no início de 2019. Além da surpreendente contratação de Giorgian De Arrascaeta, o clube anunciou o zagueiro Rodrigo Caio e os atacantes Bruno Henrique e Gabigol, este último por empréstimo da Inter de Milão. Na janela do meio do ano, foi a vez de acertar com outros grandes nomes, como Rafinha, Filipe Luís e Gerson.

O investimento deu certo e o Flamengo conquistou a inédita tríplice coroa – Campeonato Carioca, Brasileirão e Libertadores. A partir desse momento, todos já conhecem a história. O clube carioca tornou-se uma potência do futebol brasileiro, impressionando pelo seu poderio financeiro e esportivo, e chamando a atenção de marcas nacionais e internacionais.

Quanto o Flamengo arrecada anualmente com patrocínios?

Pedro segurando uma garrafa de TNT Sports Drink, a nova patrocinadora do Flamengo.
Recentemente, o Flamengo fechou uma parceria com a TNT Sports Drink. A marca não terá espaço no uniforme, mas será estampada em bolsas de massagem, coolers e materiais de campo. Pedro será o garoto-propaganda da bebida (Créditos: Flamengo)

No último balanço financeiro divulgado pelo Flamengo – referente à temporada de 2023 – o clube arrecadou mais de R$ 1 bilhão pelo terceiro ano consecutivo. A dívida, que era de R$ 227 milhões, caiu para R$ 48 milhões, com a gestão do clube pagando 79% dela em um ano. Desse montante bilionário que os cariocas arrecadam, R$ 262 milhões são oriundos de patrocínios. Veja a lista completa abaixo:

Uma foto com todos os patrocinadores do Flamengo em 2024.
Créditos: Nathalia Teixeira
Sport Insider
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