Final da FA Cup feminina estabelece novo recorde de público

Um recorde de 77.390 espectadores assistiram a equipe feminina do Chelsea vencer sua terceira FA Cup consecutiva


Por Redação

24 de maio de 2023

Final da FA Cup feminina estabelece novo recorde de público do torneio

Um público recorde de 77.390 pessoas assistiu ao Chelsea vencer o Manchester United por 1 a 0 na final da FA Cup Feminina, a principal competição eliminatória do futebol feminino inglês, com Sam Kerr marcando o único gol no Estádio de Wembley. O número não só quebrou o recorde anterior da competição, mas também estabeleceu um recorde mundial para uma partida feminina entre clubes por um campeonato nacional.

O público superou o recorde anterior de 60.739 em uma partida de clubes domésticos femininos, definido quando o Atlético de Madrid recebeu o Barcelona em um jogo da liga espanhola de 2019. Entretanto, a multidão de 91.648 pessoas presente no Camp Nou para assistir o Barcelona vencer o Wolfsburg na semifinal da Liga dos Campeões Feminina da UEFA em 2022 ainda é o maior público em uma partida de futebol feminino.

Já o recorde geral para uma partida internacional feminina foi estabelecido durante a final da Copa do Mundo Feminina da Fifa de 1999, quando os EUA venceram a China com 90.185 assistindo no Rose Bowl, Califórnia. Enquanto a presença de 87.192 pessoas na final da UEFA Euro 2022 entre Inglaterra e Alemanha no verão passado, em Wembley, é a mais alta do Reino Unido.

A Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2023 oferece outra oportunidade para novos recordes de engajamento para o futebol feminino. No entanto, como o maior local, o Sydney’s Stadium Australia, tem capacidade máxima para 83.500 pessoas, um novo recorde de público para uma única partida não será alcançado durante o torneio, que começa em julho deste ano.