Finais da NBA: aspectos financeiros da série

Apesar do impulso econômico para o time de Denver, as finais da NBA entre Nuggets e Heat apresentaram uma queda na participação do público


Por Guilherme Calafate

5 de junho de 2023

Finais da NBA: um panorama econômico

Pela primeira vez em sua história, o Denver Nuggets está nas finais da National Basketball Association (NBA). Apesar de significar um evidente impulso econômico para o clube da cidade de Denver, no estado do Colorado, a disputa com o Miami Heat pelo troféu da principal liga de basquete do mundo também provocou uma queda na participação do público na série de finais da NBA – principalmente do ponto de vista econômico.

Nuggets em busca da glória

Além do feito histórico de conquistar a NBA pela primeira vez nos 56 anos de existência do clube, a equipe liderada pelo pivô Nikola Jokić também pode impulsionar o patamar econômico do Denver Nuggets de forma expressiva. A equipe entrou na temporada 2022/23 com um valor de franquia estimado de US$ 1,93 bilhão – sendo a 22ª franquia mais valiosa da NBA. Contudo, um aumento significativo é provável para o Nuggets ainda este ano, tendo em vista o caminho percorrido recentemente por outras equipes de propriedade de Stan Kroenke.

Atual dono do clube de Denver e de outras equipes como o Arsenal, da Premier League, Kroenke viu o Los Angeles Rams, equipe da NFL da qual ele também é proprietário, aumentar o seu valor de US$ 4,8 bilhões para US$ 6,2 bilhões, após vencer o Super Bowl LVI no início do ano passado, se tornando a terceira franquia mais valiosa da liga. Da mesma forma, outro clube de propriedade do empresário norte-americano, o Colorado Avalanche, da NHL, cresceu o seu valor de US$ 630 milhões, em 2021, para US$ 860 milhões após conquistar o campeonato da Stanley Cup, em 2022.

Proprietário do Denver Nuggets, Stan Kroenke comemora com o astro da equipe, Nikola Jokić

Além de já ter atingido a capacidade máxima de venda de ingressos para a temporada completa de 2023/24, o time de Denver também chegará ao mercado no fim desta temporada para buscar um novo acordo de patrocínio para a camisa da equipe, em uma posição extremamente valorizada. A extensão de três anos do Nuggets com a empresa de serviços financeiros Western Union expira no final desta temporada.

Queda na demanda por ingressos nas finais da NBA

Apesar do aumento na demanda por ingressos para os jogos em casa do Denver Nuggets na próxima temporada, o mesmo não pode ser dito em relação aos ingressos para a série de finais desta temporada. Segundo o Front Office Sports, os ingressos para o jogo 1 das finais da NBA estavam surpreendentemente mais baratos no mercado secundário do que na série do ano passado, entre o Golden State Warriors e o Boston Celtics.

De acordo com dados da plataforma de ingressos SeatGeek, o preço médio do ingresso de revenda para o confronto inicial entre o Miami Heat e o Denver Nuggets na Ball Arena foi de US$ 1.288 – o que representa uma queda de 36% em relação ao jogo de abertura do ano passado, que teve um preço médio de revenda de US$ 1.999.

A imprensa norte-americana apontou ainda que uma série de finais entre o Boston Celtics e o Los Angeles Lakers – que perderam em suas respectivas finais de conferência – poderia ter estabelecido novos recordes de preços de ingressos. Entretanto, o preço médio dos ingressos para os próximos jogos da série entre Nuggets e Heat deve apresentar um leve crescimento, segundo as especulações apontadas pela SeatGeek ao Front Office Sports: US$ 1.359 para o jogo 2, também disputado em Denver, e US$ 1.365 para o jogo 3, em Miami.

Bola fora para as apostas esportivas

As finais da NBA representam uma oportunidade perdida para as apostas esportivas, que também chegaram perto de um confronto dos sonhos entre Los Angeles Lakers e Boston Celtics. Enquanto o vice-presidente do Gambling.com Group, Max Bichsel, estima que várias centenas de milhões de dólares serão apostados na série Miami Heat-Denver Nuggets em mercados regulamentados dos EUA, ele disse à Front Office Sports que o montante provavelmente será cerca da metade de uma série Lakers-Celtics.

Contudo, um ponto positivo da série ser disputada no Colorado – estado onde as apostas esportivas são legalizadas – é a oportunidade para as empresas do ramo alcançarem uma nova clientela graças ao hype da primeira aparição do Denver Nuggets nas finais da NBA. “Esta é uma chance para as operadoras adquirirem novos clientes em apostadores recreativos que podem não ser apostadores esportivos ávidos”, declarou Bichsel.