MVP: Most Valuable Player. É o prêmio que a NBA oferece ao jogador mais valioso da liga desde a temporada 1955/56. Se pegássemos emprestado essa abreviação para designar ao esporte com mais presença digital nos últimos anos, o basquete estaria em primeiro lugar com sobras.
De olho em um público não explorado no Brasil, a National Basketball Association (NBA) vem investindo pesado em ativações e produção de conteúdo digital há sete anos. A NBA House é um claro exemplo disso, que em sua edição mais recente, em julho, teve a presença recorde de 45 mil pessoas. Inaugurado em Gramado (RS), a NBA Park acumulou mais de 130 mil visitantes, de duas mil cidades, na primeira temporada completa. Na frente comercial, a liga tem, atualmente, 32 lojas oficiais no Brasil, além da LojaNBA.com, com quase três mil itens licenciados, evidenciando a força do esporte em âmbito brasileiro.
Fê Medeiros será um dos apresentadores da 3ª temporada do NBA na Estrada
Outro case de sucesso é o ‘NBA na Estrada’, que coleciona mais de 70 milhões de visualizações no YouTube. Criado em 2023, o programa tem como objetivo mostrar as cidades, contar curiosidades de jogadores e mostrar os bastidores da liga de uma forma mais intimista e descontraída. Dentro de um motorhome, os apresentadores viajam por diversos cantos dos Estados Unidos, e dessa vez, na terceira temporada, passarão por quatro locais: Houston, Phoenix, Califórnia e Sacramento, cidades de Rockets, Suns, Golden State Warriors e Kings, respectivamente.
Com estreia marcada para o dia 4 de dezembro, a terceira temporada do ‘NBA na Estrada’ contará com a participação de Fernando Medeiros, apresentador e influencer esportivo. Com uma trajetória que combina paixão pelo basquete e expertise na comunicação digital, Fê se consolidou como uma das vozes mais relevantes da NBA no Brasil.
Junto de outras figuras importantes para o esporte, como o narrador Rômulo Mendonça, ele vem contribuindo para a construção de uma comunidade de fãs diversificada e engajada, que vai além das quadras. De acordo com o IBOPE, a base de fãs da NBA no Brasil é de 53 milhões de pessoas. Inclusive, em 2023, 20 milhões de jovens de 11 a 24 anos se declararam fãs da liga (eram 6,4 milhões em 2019).
Sendo assim, para entender um pouco desse fenômeno da NBA no Brasil e qual é o papel dos influenciadores e comunicadores para essa nova geração, conversamos com Fê Medeiros. Além de refletir sobre sua jornada de ex-BBB a referência no basquete, o apresentador revelou suas ambições futuras como comunicador. Entre seus planos, está o sonho de comandar um programa esportivo próprio, que una o universo do esporte ao entretenimento.
Para se aprofundar na popularidade da NBA no Brasil, convidamos você a ler a entrevista completa com Fê Medeiros no Linkedln. É uma leitura imperdível para todos os apaixonados pelo esporte. Além disso, não esqueça de assinar a nossa newsletter para ter mais conteúdos como esse.