Corporação multinacional com sede em St. Gallen, Suíça, que coleta e analisa dados esportivos para casas de apostas, federações esportivas nacionais e internacionais e empresas de mídia, a Sportradar lançou o ‘FanID’, um novo produto para a indústria esportiva que combina várias fontes de dados próprios para permitir o envolvimento dos fãs e campanhas de marketing personalizadas.
De acordo com o portal SportsPro Media, o FanID combinará dados de detentores de direitos, parceiros comerciais e empresas de mídia para criar perfis de fãs anônimos. A tecnologia de ativação de marketing da Sportradar usará esses perfis para criar campanhas multicanais personalizadas, envolvendo os fãs no momento ideal. Segundo o portal, a empresa responsável pelo lançamento promete que o FanID é seguro e compatível com as normas de privacidade.
A Sportradar tem parceria com várias organizações esportivas importantes, incluindo a National Basketball Association (NBA) e a National Hockey League (NHL) e usa dados próprios para criar produtos baseados em dados para seus canais digitais e parceiros de transmissão, além de impulsionar o mercado de casas de apostas. Mais recentemente, a empresa ramificou-se para a tecnologia de streaming.
Este ecossistema dá ao Sportradar acesso a milhões de fãs de esportes e transações específicas de esportes, informações que são extremamente valiosas para os profissionais de marketing. A Sportradar está posicionando o FanID como uma alternativa aos cookies de terceiros, que serão eliminados pelo Google e seu navegador Chrome, líder de mercado. Também permitirá que organizações esportivas e parceiros maximizem o valor do primeiro encontro. Empresa rival da Sportradar, a Genius Sports, está lançando um produto semelhante chamado ‘FanHub ID’.
“O desmoronamento do cookie de terceiros representa uma oportunidade significativa para os detentores de direitos e marcas obterem uma maior compreensão dos fãs, ao mesmo tempo que permite uma entrega mais eficiente e contínua de conteúdo publicitário digital”, disse Rainer Geier, vice-presidente executivo de engajamento de fãs da Sportradar.
“Somos líderes do setor e parceiros de muitos clientes em todo o mundo, o que nos permitiu reunir a compreensão mais abrangente do comportamento e das percepções dos fãs”, ressaltou Geier. “FanID é um exemplo de como estamos ampliando nossas capacidades inovadoras e servirá como um catalisador para maior inovação de produtos e maior potencial de monetização.”