A Eurocopa 2024, sediada na Alemanha, representa um dos maiores eventos esportivos do mundo, não apenas em termos de prestígio e competição, mas também em termos de impacto econômico e financeiro. O torneio oferece uma oportunidade para explorar a confluência de esportes, economia e negócios, a partir de uma análise para avaliar os diversos aspectos econômicos envolvidos na realização da Eurocopa 2024.
A sede da Eurocopa 2024
A última e única vez que a Alemanha sediou o torneio continental foi em 1988, quando a Eurocopa era uma competição de apenas oito equipes, realizada na Alemanha Ocidental. Agora, 36 anos depois, o torneio se tornou muito diferente, com 24 equipes disputando um total de 51 jogos, que serão disputados em dez cidades alemãs.
O maior desses estádios é o Olympiastadion, com 74 mil lugares, em Berlim, que receberá a final no dia 14 de julho. Ao lado de locais como o Signal Iduna Park de Dortmund, a Allianz Arena em Munique e a Veltins Arena em Gelsenkirchen, também está entre os oito locais utilizados para a Copa do Mundo da FIFA realizada há 18 anos e que foram escolhidos novamente pela Federação Alemã de Futebol (DFB) para sediar os jogos deste ano.
Depois que a pandemia de Covid-19 tornou o já ambicioso plano da UEFA de organizar a Euro 2020 em vários países um desafio ainda maior, o órgão dirigente do futebol europeu pode ficar tranquilamente aliviado por retornar ao modelo mais tradicional de ter um único anfitrião – e que já tem boa parte da infraestrutura necessária para realizar um grande torneio.
Não foi divulgado quanto a Alemanha irá gastar na realização do torneio, embora a UEFA tenha dito que os custos totais da realização da Euro 2024 – abrangendo tudo, desde o aluguel dos estádios e pessoal até às cerimônias e transporte – são estimados em 645,5 milhões de euros, ou 26,8 por cento da receita total projetada.
De qualquer forma, depois de disponibilizar 2,7 milhões de ingressos e com um fluxo de torcedores internacionais de futebol esperado no país durante o próximo mês, a Alemanha espera que o torneio dê um impulso à sua economia, com visitantes hospedados em quartos de hotel, comendo em restaurantes, e consumindo litros de cerveja.
No entanto, embora observe que a realização do evento poderia proporcionar um pequeno impulso às cidades que acolhem os jogos, um estudo do Instituto da Economia Alemã IW Koeln alertou que a Eurocopa não terá um impacto enorme no PIB do país no final do ano.
Emissoras e direitos de transmissão
A UEFA tende a priorizar a cobertura aberta (FTA) para o seu principal torneio internacional, o que garante que a Euro chegue ao maior público possível. Mesmo assim, tem um modelo híbrido em vigor este ano em alguns dos principais mercados, incluindo na Alemanha, onde cinco jogos são exclusivos da plataforma de assinatura MagentaTV da Deutsche Telekom, com o restante sendo transmitido pelas emissoras FTA ARD, ZDF e RTL.
Da mesma forma, a emissora de TV paga BeIN Sports está pagando 25 milhões de euros (US$ 27 milhões) para ser o único canal na França onde os torcedores podem assistir a todos os jogos, incluindo 26 jogos exclusivos, embora os canais comerciais TF1 e M6 transmitam jogos envolvendo a seleção francesa e a maioria das rodadas eliminatórias.
A UEFA tem esperança de que o torneio deste ano, pelo menos, iguale a Euro 2020, que proporcionou uma audiência acumulada de jogos ao vivo de 5,23 bilhões e um alcance único de 1,9 bilhões. A final gerou uma audiência média de 328 milhões de telespectadores em todo o mundo, enquanto a audiência média mundial de cada jogo foi de mais de 100 milhões.
Esses números têm aumentado pelo fato de haver mais jogos para assistir desde que a Euro foi ampliado em 2016 de 16 para 24 equipes. A mudança também tem ajudado a UEFA a aumentar o valor dos direitos de transmissão do torneio, uma vez que agora tem mais jogos para vender e mais países participantes, o que torna a competição mais valiosa para as emissoras.
A UEFA prevê 1,4 bilhões de euros em receitas de direitos de transmissão do Euro 2024, um valor superior aos 1,1 bilhões de euros da edição anterior. Em comparação, a última edição do torneio com 16 equipes em 2012 rendeu € 837,2 milhões em receitas de direitos de mídia.
Os patrocinadores da Eurocopa
A expansão da Eurocopa significa que também há mais vagas de patrocínio para a UEFA e a sua agência de vendas CAA Eleven oferecerem às marcas. Ao todo, existem 13 parceiros globais da Euro 2024, juntamente com cinco patrocinadores nacionais. Juntas, essas empresas farão uma contribuição significativa para os 568 milhões de euros em receitas de direitos comerciais que a UEFA espera do torneio.
Destes parceiros, Adidas, Alipay, Booking.com, Hisense e Vivo estão entre os patrocinadores que regressaram da edição anterior do torneio, enquanto marcas alemãs como Lidl e Engelbert Strauss se inscreveram como parceiros de primeira linha do evento.
Uma das adições mais interessantes, porém, é a fabricante chinesa de veículos de nova energia (NEV), BYD, que substituiu a gigante automobilística alemã Volkswagen na categoria de mobilidade. A Betano, de propriedade da Kaizen Gaming, também será a primeira parceira de apostas da Euro, como parte dos esforços contínuos da marca com sede na Grécia para aumentar a notoriedade em meio à sua entrada em novos mercados internacionais.
Por outro lado, vários patrocinadores, como a Atos e a Deutsche Telekom, estão fortemente envolvidos na infraestrutura tecnológica que ajudará a realizar o torneio.
Entretanto, uma das histórias de patrocínio mais notáveis na preparação para o torneio foi a decisão da Federação Alemã de Futebol (DFB) de terminar a sua relação com a Adidas em favor de um novo acordo de equipamento com a Nike. A marca de roupas esportivas dos EUA está fornecendo o maior número de kits de qualquer fabricante na Euro 2024, incluindo as favoritas França e Inglaterra.
As premiações oferecidas pela UEFA
O orçamento da UEFA para 2023/24 previu que a Euro 2024 gerará 2,4 bilhões de euros em receitas totais, o que é significativamente mais do que a Euro 2016 e a Euro 2020, afetada pela pandemia. A receita total projetada do órgão dirigente de € 6,7 bilhões para o período contábil financeiro também inclui as receitas provenientes de competições de clubes como a Liga dos Campeões.
O prêmio em dinheiro para a Euro 2024 totalizará 331 milhões de euros, com os vencedores levando uma bolada de 8 milhões de euros além de uma taxa de participação de 9,25 milhões de euros. O máximo que os campeões podem ganhar, supondo que vençam as três partidas da fase de grupos, é de € 28,25 milhões.
Além disso, 80 por cento dos ganhos líquidos da Euro 2024, que a UEFA espera atingir cerca de 935 milhões de euros, irão diretamente para o programa de desenvolvimento HatTrick do órgão dirigente, que fornece pagamentos de solidariedade para todas as 55 associações membros.
Além disso, a UEFA prevê que o ciclo Euro 2024 permitirá colocar 70 milhões de euros de volta nas suas reservas, que foram duramente atingidas pela pandemia e permanecem abaixo do nível de conforto básico do órgão dirigente de 500 milhões de euros.
Os elencos mais valiosos da Euro 2024
O valor de mercado pode ser uma boa forma para entender a força de cada elenco da Eurocopa 2024 e existem diferenças significativas nos valores dos elencos entre as 24 nações que competem na Euro deste ano. Em um levantamento feito pela Football Benchmark, ao considerar os 18 jogadores mais valiosos da seleção final de cada país, a Inglaterra lidera com uma impressionantes 1.382 milhões de euros, enquanto o país com o valor de plantel mais baixo é a Roménia, com 78,1 milhões de euros. Confira abaixo os elencos mais valiosos da Eurocopa 2024:
- Inglaterra — € 1,382 milhões
- França — € 1,328 milhões
- Portugal — € 1,058 milhões
- Espanha — € 892 milhões
- Alemanha — € 859 milhões
- Holanda — € 784 milhões
- Itália — € 684 milhões
- Dinamarca — € 418 milhões
- Croácia — € 382 milhões
- Ucrânia — € 353 milhões
Os clubes com mais jogadores convocados
A Premier League mais uma vez comprovou o seu domínio como a liga de futebol mais valiosa do mundo, enviando 96 jogadores de clubes ingleses que atuam na liga para o principal torneio de seleções da Europa. No entanto, a Serie A da Itália não ficou muito atrás, com 89 jogadores convocados para o torneio. Enquanto a Bundesliga completa o pódio, com 75 jogadores convocados para a Euro 2024. Confira abaixo o top 10 completo:
- Premier League — 96 jogadores
- Serie A — 89 jogadores
- Bundesliga — 75 jogadores
- La Liga — 55 jogadores
- Ligue 1 — 29 jogadores
- Super Lig — 25 jogadores
- Czech First League — 21 jogadores
- EFL Championship — 19 jogadores
- Austrian Bundesliga — 16 jogadores
- Eredivisie — 16 jogadores
Os jogadores mais valiosos de cada seleção
Kylian Mbappé é o líder da Euro 2024 como o jogador mais valioso, avaliado pela Football Benchmark em impressionantes 244 milhões de euros após sua transferência de alto nível para o Real Madrid. RB Leipzig e Manchester City contribuem com quatro e três MVPs para a lista, respectivamente. Dos 24 MVPs, 11 jogam no Inglês Premier League, 5 na Série A, 5 na Bundesliga Alemã, 2 na Ligue 1 e 1 na LaLiga – nenhum deles exerce o seu comércio fora das “Cinco Grandes” ligas da Europa. O valor de mercado total combinado dos 24 MVPs é de 1,865 mil milhões de euros. Confira a seguir o top 10 de jogadores mais valiosos de cada seleção:
- Kylian Mbappé (França) — € 244 milhões
- Jude Bellingham (Inglaterra) — € 187,8 milhões
- Jamal Musiala (Alemanha) — € 130,7 milhões
- Rodri (Espanha) — € 117 milhões
- Xavi Simons (Holanda) — € 100,8 milhões
- Josko Gvardiol (Croácia) — € 96 milhões
- Khvicha Kvaratskhelia (Geórgia) — € 94,9 milhões
- Rafael Leão (Portugal) — € 92,7 milhões
- Nicolo Barella (Itália) — € 83,3 milhões
- Lois Openda (Bélgica) — € 82,5 milhões
Os clubes e jogadores com mais seguidores
A Euro 2024 não envolve apenas ação em campo, uma vez que a repercussão nas redes sociais também desempenha um papel papel significativo. Liderando os 10 jogadores mais seguidos do torneio, Cristiano Ronaldo ostenta 920 milhões de seguidores, com Kylian Mbappé com 149 milhões e Toni Kroos com 95 milhões. A Alemanha brilha com três estrelas nesta lista (Kroos, Neuer e Müller), enquanto a França afirma dois lugares (Mbappé e Griezmann). Enquanto a seleção mais popular nas redes sociais é a França (44,6 milhões), seguida pela Inglaterra (42,8 milhões), Portugal e o país anfitrião Alemanha.
Top 10 jogadores da Euro 2024 com mais seguidores
- Cristiano Ronaldo — 920,3 milhões de seguidores
- Kylian Mbappé — 148,9 milhões de seguidores
- Toni Kroos — 95,6 milhões de seguidores
- Antoine Griezmann — 72,2 milhões de seguidores
- Robert Lewandowski — 70,9 milhões de seguidores
- Luka Modric — 65 milhões de seguidores
- Kevin de Bruyne — 55,6 milhões de seguidores
- Manuel Neuer — 42,9 milhões de seguidores
- Thomas Muller — 42,8 milhões de seguidores
- Harry Kane — 39,5 milhões de seguidores
Top 10 seleções da Euro 2024 com mais seguidores
- França — 44,6 milhões de seguidores
- Inglaterra — 42,8 milhões de seguidores
- Portugal — 27,5 milhões de seguidores
- Alemanha — 24,1 milhões de seguidores
- Espanha — 14,3 milhões de seguidores
- Itália — 13,3 milhões de seguidores
- Holanda — 6,7 milhões de seguidores
- Polônia — 5,7 milhões de seguidores
- Turquia — 2,9 milhões de seguidores
- Escócia — 1,7 milhões de seguidores