Um recorde de 46,7 milhões de pessoas no Reino Unido assistiram a mais de um minuto de esportes femininos na TV em 2023, de acordo com uma nova pesquisa do Women’s Sport Trust (WST) – registrando quase um milhão a mais que o recorde anterior em 2019.
Além disso, o tempo médio gasto assistindo esportes femininos na TV aberta e na TV paga aumentou 16% em comparação ao ano anterior, saltando para dez horas e sete minutos por pessoa. O crescimento também foi visto nas transmissões digitais, com 25,7 milhões de espectadores nas transmissões da Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2023 no BBC iPlayer e 15,6 milhões no ITVX.
Ainda segundo a pesquisa, cerca de 15,6 milhões de pessoas que assistiram à Copa do Mundo Feminina de 2023 não assistiam o esporte feminino antes do torneio. Enquanto 43% dos novos espectadores da Copa do Mundo Feminina do ano passado assistiram ao esporte feminino após o torneio, com 33% assistindo à FA Women’s Super League, 12% assistindo à Solheim Cup de golfe e 9% assistindo ao The Hundred de críquete.
Nas redes sociais, o TikTok promoveu o maior aumento nas visualizações de vídeos, com a Superliga Feminina da Inglaterra aumentando 268% em relação ao ano anterior, para 150 milhões de visualizações. As visualizações de vídeos da liga no TikTok foram maiores do que as contas da National Women’s Soccer League (NWSL) e da Women’s National Basketball Association (WNBA), tornando a primeira divisão do futebol inglês a principal liga feminina nacional na plataforma de mídia social.
O público presente nos estádios também continua a crescer no Reino Unido, com 2,6 milhões de pessoas participando de um evento esportivo feminino em 2023, em comparação com 2,1 milhões em 2022. A tendência na compra de ingressos é de um público mais jovem e feminino do que em comparação ao público que assiste esportes femininos na TV.
O futebol ainda domina o consumo do esporte feminino, com 74 por cento das horas de visualização, mas outros esportes como o críquete (15 por cento), o rugby (cinco por cento) e o golfe (3 por cento) também desempenham um papel importante. A pesquisa do WST também apontou que o consumo doméstico de esporte na TV no Reino Unido diminuiu cinco por cento, para 29,2 milhões de pessoas em 2023, de um máximo de 30,8 milhões consumindo mais de três minutos em 2022.
A final da Copa do Mundo Feminina de 2023 foi o evento esportivo feminino mais assistido na TV em 2023, com 38,4 milhões de horas de exibição, enquanto o terceiro dia da Copa Solheim foi o mais assistido na TV paga, registrando 3,1 milhões de horas de exibição.