Dona da F1, Liberty Media está de olho na aquisição da MotoGP

Segundo o jornal espanhol Expansión, Amazon, Netflix e Disney também estariam concorrendo com a Liberty Media pelo negócio


Por Redação

17 de março de 2024

Dona da F1, Liberty Media está de olho na aquisição da MotoGP (Foto: Harlie Raethel / Unsplash)

A proprietária da Fórmula 1, Liberty Media, é supostamente uma das empresas interessadas na aquisição da MotoGP, principal competição do motociclismo mundial, em um negócio avaliado em € 4,3 bilhões,, de acordo com a Sky News. A Bridgepoint, que detém cerca de 40 por cento da Dorna, detentora dos direitos comerciais da MotoGP, está em negociações avançadas com vários potenciais compradores.

A Liberty Media é considerada favorita até o momento, mas há concorrência pela propriedade e o eventual preço pode variar do atual valor estimado de 4 bilhões de euros. A Bridgepoint comprou a controladora da MotoGP da CVC Capital Partners por 500 milhões de euros (543 milhões de dólares) em 2006, antes de vender uma participação ao CPPIB seis anos depois.

A chegada da Liberty Media pode favorecer a expansão da MotoGP nos Estados Unidos. Neste ano, uma equipe norte-americana, a Trackhouse Racing, juntou-se à competição. No entanto, o negócio pode levantar questões relativas à concorrência. Afinal, se concretizada a venda para a Liberty Media, a companhia passaria a deter as duas principais ligas de esporte a motor do planeta.

O jornal espanhol Expansión noticiou que Amazon, Netflix e Disney também têm interesse na compra dos direitos comerciais da MotoGP. Nas mãos da Liberty Media, a MotoGP se beneficiaria do engajamento global já conquistado pela F1 e também ganharia mais representatividade no mercado norte-americano. O faturamento da principal categoria do automobilismo mundial subiu 25% em 2023, chegando a US$ 3,2 bilhões.