Disney e WBD devem renovar os direitos da UCL na América Latina

De acordo com o SportBusiness, a Disney e a Warner Bros. Discovery devem renovar seus acordos de direitos da UEFA Champions League


Por Redação

4 de julho de 2023

Disney e WBD devem renovar os direitos da UCL na América Latina

A Disney e a Warner Bros. Discovery (WBD) estão na fila para renovar seus acordos de direitos da UEFA Champions League na América Latina e no Brasil, respectivamente, segundo apurou o SportBusiness. Fontes disseram ao portal que, se esses acordos da Liga dos Campeões forem finalizados, os gastos com futebol europeu na América Latina ultrapassarão a marca de US$ 500 milhões por temporada – a maior parte desses gastos vai para os direitos de transmissão da Liga dos Campeões e da Premier League.

De acordo com o SportBusiness, várias fontes próximas ao processo de vendas disseram que o grupo de mídia da Disney recebeu provisoriamente os direitos exclusivos da Liga dos Campeões na América Latina de língua espanhola, excluindo o México, para o próximo ciclo de três temporadas de 2024-25 a 2026-27. A Disney atualmente detém os direitos exclusivos da competição em um contrato de três temporadas de 2021-22 a 2023-24, explorando os direitos por meio de sua emissora de televisão por assinatura ESPN e da sua plataforma de streaming por assinatura Star+.

No Brasil, entende-se que a WBD recebeu provisoriamente os direitos exclusivos da Liga dos Campeões no próximo ciclo de três temporadas. Caso a WBD conclua seu negócio no Brasil, ela atualizará seu status para se tornar a emissora exclusiva da Liga dos Campeões no Brasil. No ciclo atual de 2021-22 a 2023-24, a WBD detém os direitos exclusivos de TV paga e digital da Liga dos Campeões, explorando-os por meio de sua emissora de TV paga TNT Sports e sua plataforma de streaming por assinatura HBO Max. No entanto, a emissora da TV aberta SBT detém os direitos de transmissão gratuita para uma partida não exclusiva por semana – a única divisão do contrato atual da WBD.

No México, no entanto, fontes disseram que a WBD corre o risco de perder sua posição como emissora exclusiva da competição. Fontes próximas ao processo dizem que o grupo de mídia Paramount apresentou uma oferta forte que, se aceita, levaria um pacote exclusivo de direitos da Liga dos Campeões ao lado do WBD de 2024-25 a 2026-27. Atualmente, a WBD detém os direitos exclusivos da Liga dos Campeões no México durante o ciclo 2021-22, explorando os direitos via TNT Sport e HBO Max.