Desbloqueando o potencial das transmissões esportivas ao vivo do TikTok

Como os esportes ao vivo podem se adaptar ao mundo do TikTok, já que os fãs no TikTok já se adaptaram?


Por Michael Cohen

7 de setembro de 2024

Parceria Editorial

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A ascensão do TikTok no legado de distribuição de mídia: como discutimos recentemente no Disruptive Play, o TikTok emergindo rapidamente com potencial sério na distribuição de TV e filmes não é apenas uma ocorrência aleatória. Por quê? Os espectadores modernos, particularmente a Geração Z, estão gravitando em direção ao conteúdo em formatos pequenos. A base de usuários do TikTok criou formatos (pirateados) que oferecem uma rápida amostra de programas ou filmes sem o compromisso de horas (RIP Quibi) – esses vídeos curtos e envolventes se alinham perfeitamente com as preferências de conteúdo desta geração. E o algoritmo do TikTok se destaca em apresentar aos usuários novos conteúdos, dando vida a programas e filmes que podem ter sido esquecidos nas plataformas tradicionais.

Resposta emergente da mídia tradicional: reconhecendo o potencial do TikTok (e o conteúdo sendo pirateado), grandes players como Paramount e Peacock começaram a lançar conteúdo estrategicamente na plataforma. Ao enviar segmentos de programas ou filmes, eles não estão apenas direcionando nova audiência, mas também gerando buzz para conteúdo futuro, conversa e abrindo portas para monetização.

Mas e os esportes ao vivo? 

O consumo de esportes ao vivo é significativo no TikTok, embora principalmente por meio de transmissões ilegais.

Isso representa um desafio único e uma oportunidade inexplorada para ligas e detentores de direitos. 

Um alerta para as ligas esportivas: em vez de encurralar as gerações mais jovens atrás de paywalls (alerta de spoiler: eles não vão morder a isca) e esperar que as plataformas sociais paguem pelas taxas de direitos (elas não pagarão [vimos como isso aconteceu]), os detentores de direitos PRECISAM descobrir uma maneira de abraçar as transmissões clandestinas de esportes ao vivo do TikTok.

Por quê? Jogue a bola onde ela está. A idade média de todas as grandes ligas continua a aumentar – sua solução para o público jovem está bem na sua cara. Para um envolvimento mais profundo com públicos mais jovens, acesso a novos fãs e a criação de novas oportunidades de monetização, incline-se e pense diferente.

Vamos fazer umas contas aproximadas: pense na audiência simultânea dessas transmissões ao vivo que estão acontecendo na plataforma a qualquer momento. Mesmo que você seja extremamente conservador e diga que as simultâneas ao longo de um jogo de 2 a 3 horas são de 1.000 a 2.000, quando você extrapola o que isso significa em termos de tempo de exibição, espectadores e impressões, você ainda está falando de alguns milhões de impressões de vídeo de 30 segundos por transmissão ao vivo. Pegue isso e multiplique por um CPM de US$ 10 (que é baixo dado o esporte ao vivo e a demografia), estamos falando de dezenas de milhares de dólares por transmissão… E quantas dessas transmissões estão acontecendo a qualquer momento? Você pode começar a ver para onde os números vão…

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  1. Novos formatos “verticais” First : esportes que oferecem ação rápida, pontuação frequente, momentos visualmente atraentes ou que mostram habilidades individuais são ideais para o TikTok. Esses formatos podem cativar os espectadores rapidamente, alinhar-se com o público jovem da plataforma e fornecer conteúdo culturalmente rico em um contexto de formato curto.
    • A ainda não lançada World 1 League apresenta um conceito inovador em entretenimento esportivo, com foco em batalhas 1×1 em vários esportes, perfeitamente adaptadas para plataformas de vídeo social de formato curto. Este formato enfatiza competições frente a frente, confrontos no horário nobre, streaming de formato curto e um novo ecossistema 1×1, oferecendo uma maneira interessante de incorporar monetização.
  2. Experiências alternativas de streaming : o TikTok pode servir como um stream alternativo durante jogos ao vivo, oferecendo perspectivas únicas em tempo real? Imagine um jogo de basquete ao vivo onde o TikTok oferece um stream paralelo com foco em um jogador estrela, fornecendo close-ups, insights sobre suas estratégias e replays instantâneos de momentos importantes.
  3. Colaboração com criadores de conteúdo : a parceria com influenciadores do TikTok para criar conteúdo exclusivo sobre eventos esportivos ao vivo pode incluir propaganda antes do jogo, reações ao vivo ou análises depois do jogo.
    • A monetização pode vir de receitas de publicidade compartilhadas ou acordos de conteúdo patrocinado.
  4. Nova Monetização
    • Do inventário de mídia ao conteúdo patrocinado : isso envolve agrupar o inventário de anúncios para expressar o dinheiro do patrocínio em transmissões ao vivo, enquetes interativas durante as transmissões, bugs de logotipo, destaques e desafios de marca para participação dos fãs.
    • Compras no aplicativo para conteúdo exclusivo e comércio eletrônico : isso pode incluir vendas diretas de produtos do time ou dos jogadores dentro do aplicativo e encontros virtuais, oferecendo aos fãs oportunidades pagas de interações com jogadores ou personalidades esportivas.

A mudança na transmissão esportiva é clara. A questão agora é: quais esportes aproveitarão essas oportunidades para se envolver com a geração TikTok? O potencial para monetização inovadora e engajamento de fãs nesta plataforma é imenso, e é hora de o mundo esportivo jogar de forma disruptiva.


Este é um artigo original da Disruptive Play: Challenging Sports & Media Norms, escrito por Michael Cohen e traduzido pelo Sport Insider.