De Zé Carioca à Copa América: as investidas do governo norte-americano na América Latina

Walt Disney já teve a missão estreitar o vínculo entre os EUA e a América Latina. Em 2024, a Copa América tenta cumprir a mesma função


Por Esportes em Debate

20 de junho de 2024

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De Zé Carioca à Copa América: as investidas do governo norte-americano na América Latina (Créditos: Nathalia Teixeira)

Sob o presidente Franklin D. Roosevelt na década de 1940, o governo dos Estados Unidos adotou a Política de Boa Vizinhança. O seu objetivo era fortalecer os laços entre os EUA e a América Latina, mas um objetivo mais imediato era conter a influência nazista na região. Em particular, os EUA estavam preocupados com a Argentina, o Brasil e o Chile, onde havia um grande número de imigrantes alemães.

Política norte-americana e Disney

Como parte da política externa, foi criado um novo departamento governamental que produzia filmes e enviava celebridades em viagens. Chamava-se CIAA, ou Coordenação de Assuntos Interamericanos. Mas, independentemente dos esforços da organização, as primeiras tentativas de obter favores na América Latina foram muitas vezes um fracasso geral. Por exemplo, um filme feito na época, chamado “Noites Argentinas”, causou tumulto quando estreou na Argentina. Os moradores locais se ofenderam com as músicas e roupas de estilo cubano apresentadas no filme, alegando que não refletiam nada da cultura argentina.

Naquela mesma época, Walt Disney estava no auge de sua carreira. O sucesso de “Branca de Neve” o levou a expandir bastante seu estúdio e planejar filmes mais ambiciosos. No entanto, à medida que o estúdio crescia, os salários permaneciam estagnados. O relacionamento da Disney com seus animadores ficou tenso e, em maio de 1941, centenas de animadores entraram em greve depois que a Disney se recusou a reconhecer suas tentativas de sindicalização. A greve, juntamente com o encerramento de grande parte do mercado europeu devido à Segunda Guerra Mundial, colocou a Disney numa situação difícil. Estas falhas de mercado tornaram a empresa menos atraente para os financiadores.

E foi aí que o governo federal entrou em cena. A CIAA entrou em contato com o magnata do cinema e, sob as condições propostas, a Disney concordou não apenas em fazer uma turnê, mas também em fazer vários longas-metragens com base nas pesquisas que ele reuniria na América Latina. Esses recursos seriam subscritos pelo governo dos EUA. Um dos resultados dessa viagem foi um filme lançado em 1943 chamado “Saludos Amigos”.

Viagem para América Latina

Em 1941, Nelson Rockefeller, Coordenador de Assuntos Interamericanos, pediu a Walt Disney que fizesse uma viagem pela América do Sul, esperando que a popularidade universal de seus personagens ajudasse a difundir os sentimentos anti-Eixo na região. Foi um mau momento para Disney, além da sua inclinação pessoal para a introversão, a Segunda Guerra Mundial cortou os seus negócios na Europa, ele tinha acabado de perder um terço da sua força de trabalho numa greve de funcionários e devia cerca de 3,4 milhões de dólares ao banco.

Quando o governo concordou em financiar as despesas da viagem, Disney partiu para o Brasil, Argentina, Bolívia e Chile com a sua esposa Lily e um grupo de 16 artistas apelidados de “El Grupo”. Entre eles estava o diretor Theodore Thomas, filho do famoso animador Frank Thomas, que se encarregou de registrar a extraordinária jornada.

A Copa América

A nova aposta de Washington é a Copa América. O torneio será um teste decisivo para saber até onde os Estados Unidos devem ir para diminuir a distância entre torcedores casuais e os obcecados por futebol. Se for bem-sucedida, a Copa poderá impulsionar o crescimento do esporte nos próximos dois anos, como o primeiro de uma série de grandes torneios internacionais de futebol nos EUA na preparação para a Copa do Mundo de 2026.

Os ingressos para a Copa América foram colocados à venda no final de fevereiro. Os organizadores da CONMEBOL, órgão regulador do futebol na América do Sul, têm grandes expectativas para o torneio, prevendo que será um dos mais bem-sucedidos já disputados, apesar dos desafios logísticos de organizar partidas em 14 cidades.

A federação considerou experiências passadas de 2016, quando os Estados Unidos se tornaram o primeiro país fora da América do Sul a sediar a competição. A Copa América Centenário foi o primeiro grande evento sob o então recém-empossado presidente da CONMEBOL, Alejandro Dominguez, eleito em janeiro de 2016 e atualmente em seu terceiro mandato.

O que há de diferente na Copa América 2024?

Algumas logísticas mudaram desde 2016. Os jogos deste ano, por exemplo, serão disputados em locais localizados perto de algumas das maiores populações hispânicas e latinas dos Estados Unidos.

Não existem dados definitivos sobre isto, mas a correlação entre o crescimento da população latina e o aumento na participação cultural do país, juntamente com o aumento da popularidade do futebol, também não deixa margem para dúvidas. Isso pode ser comprovado na seleção das cidades que receberão os times da MLS, que com a estreia de um novo time na cidade fronteiriça de San Diego em 2025 contará com 30 clubes. Quando isso acontecer, apenas a Califórnia, o Texas e a Flórida (os estados com as maiores populações latinas) terão nove times, quase um terço de toda a liga; Nova York, a outra grande base populacional latina do país, tem duas equipes.

Mas é algo que nem sempre foi possível. Até 1996, quando a primeira temporada da MLS foi disputada com 10 times, não havia liga de futebol profissional nos EUA. Houve uma experiência fracassada entre 1968 e 1984, que viu Pelé e Franz Beckenbauer vestirem a camisa do New York Cosmos. Mas o projeto nunca teve futuro num país onde o beisebol, a NFL e o basquete dominavam os interesses esportivos da população.

Neste contexto, o fato de os EUA terem conquistado o privilégio de acolher uma nova edição da Copa América e, juntamente com o México e o Canadá, uma Copa do Mundo sem precedentes com 48 seleções em 2026, pode ser visto mais claramente como uma decisão perspicaz. Previsivelmente, gerará lucros recordes e servirá de combustível para espalhar a cultura do futebol no país.