A partir do dia 27 de maio, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) abrirá novas inscrições para os cursos oferecidos pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), que apenas neste primeiro semestre de 2019 ofereceu 405 vagas, de um total de 1.135 das que serão disponibilizadas até o final deste ano.

Os cursos programados para o segundo semestre de 2019 são destinados a gestores, treinadores e atletas, que irão concorrer a vagas de acordo com editais que serão publicados em breve.

Dois novos cursos na grade

Este ano, a grande novidade fica por conta da ampliação do acesso aos cursos e novas opções no cardápio do IOB. Uma delas é Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos, disponível para treinadores e professores de Educação Física que trabalham a iniciação esportiva com crianças de 5 a 10 anos.

E é justamente esse o curso que terá as inscrições abertas no dia 27 de maio. Serão seis turmas, entre junho e dezembro deste ano. E as inscrições poderão ser feitas até o dia 7 de outubro. Veja as datas das turmas:

1ª Turma: 03/06 a 17/08/2019
2ª Turma: 08/07 a 24/09/2019
3ª Turma: 05/08 a 18/10/2019
4ª Turma: 09/09 a 22/11/2019
5ª Turma: 07/10 a 16/12/2019

A outra novidade é o Curso de Orientação sobre o Assédio, aberto para gestores, treinadores, atletas e demais profissionais das ciências do esporte. Eles serão realizados entre outubro e dezembro e as inscrições serão abertas no segundo semestre.

Cursos do IOB são totalmente gratuitos

Realizados de forma presencial e à distância, os cursos são totalmente gratuitos e têm chancela do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Olímpico do Brasil, do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e das Confederações Brasileiras Olímpicas.

“Há 10 anos o IOB vem encarando o desafio de trabalhar com Educação no mundo atual, onde o conhecimento e as pessoas são peças fundamentais para o alcance do resultado. Incentivamos aos alunos a análise e a reflexão crítica da teoria e da realidade prática, com o intuito de facilitar a elaboração e a aplicação de soluções criativas, com um olhar mais sistêmico e multidisciplinar. Por isso temos aumentando anualmente a oferta de oportunidades de capacitação”, diz Soraya Carvalho, gerente do Instituto Olímpico Brasileiro.

Inscrições

Para se inscrever, o interessado deve preencher o formulário do curso. O resultado final dos aprovados pelo IOB será postado no site, pelo número de inscrição, na data prevista no edital ou informativo do curso escolhido.

As informações detalhadas, os critérios, editais e programações estão no site do COB.