A Copa do Mundo de Rugby de 2023 acumulou 1,33 bilhão de horas de exibição, o que a torna o evento de rugby mais visto de todos os tempos, de acordo com novos dados da World Rugby. A edição de 2023 obteve 19% mais audiência do que a Copa do Mundo de 2019 (1,11 bilhão de horas).
A anfitriã França teve o maior total de visualizações, com 481 milhões de horas. Enquanto a vitória final da África do Sul sobre a Nova Zelândia foi o jogo mais assistido, com 94 milhões de horas de visualização global. 85 por cento da audiência do torneio em todo o mundo veio da TV aberta (FTA), com os serviços de streaming representando cinco por cento da audiência global.
No Reino Unido, a emissora FTA ITV foi responsável por 295 milhões de horas de visualização linear, com a sua plataforma de streaming ITVX acumulando 27 milhões de horas adicionais. A plataforma RugbyPass TV over-the-top atraiu 350.000 assinantes e 1,7 milhão de usuários durante o torneio, ao transmitir jogos da Copa do Mundo em mercados sem um acordo abrangente de direitos.
“A Copa do Mundo de Rugby de 2023 foi um torneio fantástico dentro e fora do campo e estamos muito satisfeitos em ver que o espetáculo emocionante que milhões de pessoas desfrutaram na França conquistou os corações de outros milhões em todo o mundo”, disse Alan Gilpin, executivo-chefe da World Rugby. “À medida que o nosso esporte continua a crescer e a conquistar novos mercados, continuaremos a trabalhar com os nossos parceiros de transmissão para melhorar a experiência de visualização.”