A maior estrela da liga e sua influência não estiveram presentes na final da temporada, mas a Major League Soccer está em uma posição sólida e de olho em um futuro promissor
Créditos: Nathalia Teixeira
A Major League Soccer (MLS) encerrou sua temporada na última semana (7) com o título do Los Angeles Galaxy, de Gabriel Pec, conquistado sobre o New York Red Bulls por 2 a 1. Para a maioria das ligas, essa seria a final perfeita, considerando que estamos falando de duas cidades que dominam o mercado de mídia nos Estados Unidos.
No entanto, o único problema é que a maior estrela da MLS não joga por nenhum dos dois times. Lionel Messi, capitão do Inter Miami, foi eliminado com sua equipe nas quartas de final, após uma série de três derrotas para o Atlanta United. Uma final com a presença de Messi provavelmente teria atraído mais espectadores do que qualquer outra combinação de times. A estreia do craque argentino na pós-temporada, em outubro, por exemplo, foi o evento mais assistido da história da Apple TV. Ainda assim, a liga está demonstrando que pode encontrar outras formas de gerar receitas mesmo sem seu principal craque em campo.
De acordo com o Front Office Sports, a MLS teve uma receita estimada em 665 milhões de dólares com patrocínios durante a temporada. Além disso, os jogos da liga atraíram um público recorde de 12,1 milhões de torcedores, ficando atrás apenas da Premier League, que levou mais de 14 milhões de pessoas aos estádios.
Não é surpresa que o Inter Miami tenha tido um papel fundamental nesse sucesso, reunindo mais de 72 mil torcedores durante a temporada regular. Para a próxima temporada, a MLS contará com mais uma franquia: o San Diego FC, que se tornou o 30º clube da liga após pagar uma taxa de expansão recorde de 500 milhões de dólares aos outros 29 proprietários.
O San Diego FC disputará suas partidas no Snapdragon Stadium, que também é a casa do San Diego Wave, da NWSL, e do San Diego State Aztecs, time universitário de futebol americano. Com capacidade para 35 mil pessoas, é provável que o novo clube contribua para que a MLS atinja um público total de 13 milhões de torcedores em 2025, aproximando-se cada vez mais da Premier League.
Segundo Don Garber, comissário da MLS, a liga estuda mudar seu calendário a partir de 2026. Embora ainda não haja muitos detalhes, o Front Office Sports apurou que a temporada de 2025 será encerrada em dezembro e reiniciada sob o novo modelo em setembro de 2026, após a Copa do Mundo. Durante o intervalo, os clubes disputarão outros torneios, como a U.S. Open Cup e a Leagues Cup. Mais informações devem ser divulgadas em breve.
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