O provedor de blockchain, Chiliz, assinou com a Federação Italiana de Futebol (FIGC) para lançar um token de torcedor ‘$ ITA’ no aplicativo de recompensas e engajamento de torcedores Socios.com.

Os tokens de torcedor serão lançados nas próximas semanas, tornando a Itália a terceira seleção a lançar seu token oficial de torcedor no Socios.com, depois de Argentina e Portugal.

Segundo o acordo, o Socios.com também será o patrocinador principal da Copa da Itália Feminina pelos próximos dois anos.

O acordo é o mais recente patrocínio relacionado à criptomoeda com um órgão central do futebol italiano depois que a Lega Serie A vendeu seus novos direitos de patrocínio de árbitro assistente de vídeo (VAR) e tecnologia de linha do gol (GLT) para a plataforma de criptomoeda Crypto.com. A criação do pacote de parceiro de tecnologia foi relatada com exclusividade pela SportBusiness em fevereiro.

Antes disso, em maio, a Crypto.com havia fechado um acordo da Coppa Itália com a Lega Serie A focado na NFT como um teste para um possível negócio maior envolvendo tokens de fãs.

Em nível de clube, Chliiz assinou com o Inter de Milão como seu principal patrocinador de camisetas, a partir desta temporada, em um acordo promovendo o token de fã $ INTER, e adicionando aos negócios da empresa com o AC Milan, Juventus, AS Roma, Napoli e Bologna no país . Os lançamentos de tokens de torcedor para os dois últimos clubes ainda não foram definidos.

Em outubro, a Lazio anunciou um acordo na frente da camisa com a bolsa de criptomoedas Binance, que incluía o lançamento de um token de fã Binance.

Comentando sobre o negócio da FIGC, Gabriele Gravina, presidente da FIGC, disse: “Essa parceria nos permitirá expandir nosso relacionamento com nossos fãs, proporcionando novas oportunidades de engajamento e a chance de os fãs serem recompensados.

“É também mais um passo importante na continuidade do projeto de desenvolvimento do futebol italiano, porque nos permitirá investir em novos recursos a nível de base. A parceria nos permitirá apoiar o desenvolvimento do futebol juvenil e de todo o movimento, da base ao topo da pirâmide ”.

Alexandre Dreyfus, presidente-executivo da Chiliz e Socios.com, acrescentou: “A Itália é uma potência do futebol, sinônimo de paixão, determinação e glória esportiva. Estamos orgulhosos e entusiasmados por receber os atuais campeões europeus em nossa lista de parceiros e esperamos dar aos azzurri em todo o mundo a chance de se envolver e ser recompensados ​​por sua equipe como nunca antes. ”

Os tokens de fãs do Socios.com são ativos digitais, cunhados na blockchain Chiliz, que fornecem aos proprietários acesso a direitos de voto em enquetes, prêmios VIP, promoções exclusivas, recursos habilitados para AR, jogos e competições. Além disso, os fãs podem se conectar com outros fãs ao redor do mundo em jogos, competições e questionários.

O Socios.com recentemente adicionou à sua oferta para detentores de tokens de fãs, lançando as primeiras NFTs “no jogo” ao vivo em colaboração com AC Milan, Valencia e Corinthians.

Nos Estados Unidos, o Socios.com já fez acordos com 24 franquias da NBA, mas ainda não ofereceu tokens de torcedor como parte desses acordos.

Ele também fechou acordos com as principais luzes da NHL, como o New Jersey Devils e o Montreal Canadiens sem tokens de torcedor anexados.

A SportBusiness entende que um acordo relacionado à NFL, provavelmente em nível de franquia, será anunciado em breve.