CBF lidera ranking de crescimento digital entre federações

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) dominou o aumento de fãs entre entidades nacionais no ranking digital do Ibope Repucom


Por Redação

1 de abril de 2024

CBF lidera ranking de crescimento digital entre federações Endrick comemora gol em Wembley (Foto: Reprodução/CBF)

Durante a última semana, o Ibope Repucom divulgou o ranking digital de 2024 das confederações esportivas brasileiras. Nesta edição do levantamento, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) voltou a se destacar, liderando o aumento de seguidores com 7 milhões de novas inscrições, o que representa 72% do crescimento entre todas as entidades desde a última edição do levantamento, realizada em 2022.

Nesses dois anos de intervalo da pesquisa – que foi retomada como parte dos preparativos para os Jogos Olímpicos de Paris – foram mais de 9 milhões de novas adesões nas redes oficiais das confederações esportivas reconhecidas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). O crescimento é o maior registrado pelo estudo do Ibope desde o seu início, em 2017.

As cinco entidades que obtiveram os melhores desempenhos em volume de novos seguidores foram, respectivamente: CBF (de futebol), Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e Confederação Brasileira de Basquete (CBB). Juntas, as entidades foram responsáveis ​​por 93% do total de novos fãs entre as confederações esportivas brasileiras nos últimos dois anos.

A CBF novamente liderou o ranking digital, principalmente graças ao seu desempenho no Instagram, plataforma com maior participação nesse crescimento, concentrando 90% do total de cerca de 7 milhões de novas inscrições. Enquanto a CBDU registrou o segundo maior crescimento do período, com 1 milhão de adesões no combinado de suas plataformas, sendo o TikTok responsável por 97% desse ganho e impulsionando uma escalada de nove posições no ranking geral.

Fechando o top 3, a CBV obteve o terceiro melhor desempenho ao somar 580 mil novas inscrições no combinado de suas redes sociais. Desse número, 63% vieram do Instagram, plataforma em que a entidade atingiu a marca de 1,1 milhão de seguidores. Já a CBG chegou o quarto lugar do ranking ao somar 188 mil novos fãs nas suas redes oficiais. No Facebook, a CBG apresenta o melhor desempenho entre todas as entidades, ao contabilizar 40 mil novos inscritos na rede social.

Por fim, a CBB fechou o top 5 do ranking digital de 2024 do Ibope, somando 185 mil novas inscrições, mais que o dobro do seu desempenho em 2022. O Instagram e o TikTok foram responsáveis ​​por 85% das novas inscrições da confederação. Além disso, a CBB subiu duas posições e agora ocupa o 8° lugar no ranking geral.

No entanto, ao analisar os números totais combinados de cada confederação esportiva brasileira, ao invés do seu crescimento nos últimos dois anos, o ranking digital de 2024 do Ibope Repucom tem algumas mudanças de posição. Confira abaixo o top 10 do ranking:

  1. C. B. de Futebol — 36.559.097 seguidores/inscritos
  2. C. B. de Vôlei — 2.415.743 seguidores/inscritos
  3. C. B. de Desporto Universitário — 1.174.326 seguidores/inscritos
  4. C. B. de Ginástica — 772.713 seguidores/inscritos
  5. C. B. de Atletismo — 714.246 seguidores/inscritos
  6. C. B. de Desportos Aquáticos — 511.559 seguidores/inscritos
  7. C. B. de Judô — 478.665 seguidores/inscritos
  8. C. B. de Basquete — 460.201 seguidores/inscritos
  9. C. B. de Handebol — 358.941 seguidores/inscritos
  10. C. B. de Rugby — 295.533 seguidores/inscritos

Os dados foram coletados pelo Ibope até fevereiro de 2024 e são referentes aos números de seguidores dos perfis oficiais de cada entidade no Facebook, no Instagram, no X (antigo Twitter) e no TikTok. Além do número de inscritos no canal do YouTube de cada confederação.