A Asociación Nacional de Fútbol Profesional (ANFP) do Chile está procurando um investidor para comprar uma participação em seu negócio de direitos de mídia, de acordo com a Bloomberg. A ANFP, que governa as duas principais ligas nacionais de futebol do país, pretende vender uma participação de 20% em uma empresa recém-criada que controla os direitos comerciais da Primera División de Chile e Primera B. O negócio abrigará televisão, naming rights, patrocínio e direitos de licenciamento.
A ANFP está supostamente procurando um investidor de alto perfil que possa desenvolver novos fluxos de receita, com ênfase em inovação tecnológica. Caso a ANFP encontre um comprador, isso representaria o mais recente investimento no futebol sul-americano, que teve um aumento recente no apoio financeiro, principalmente no Brasil.
Além das negociações da Liga Brasileira de Futebol (Libra) para vender uma participação em sua competição para a empresa de investimentos Mubadala Capital, dos Emirados Árabes Unidos, a Liga 1 do Peru vendeu os seus direitos de mídia em setembro passado para a agência 1190 Sports, que é apoiada pela empresa de investimentos 777 Partners, com sede em Miami.
A prática de as ligas de futebol venderem participações em seus negócios de direitos de mídia tornou-se cada vez mais comum na Europa. Recentemente, a empresa de private equity CVC Capital Partners adquiriu participações nas subsidiárias comerciais da Ligue 1 da França e da LaLiga da Espanha. Entretanto, isso não acontecerá na Alemanha, uma vez que os clubes das duas principais divisões do país rejeitaram os planos de vender uma participação no negócio de direitos de mídia da Bundesliga.
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