O Brasileirão está entre as 10 ligas de futebol profissional com maior valor agregado de jogadores do mundo, ficando atrás somente das principais ligas europeias e sendo a única competição de fora da Europa a figurar no top 10. As informações são baseadas no portal especializado em análises financeiras do futebol e do mercado esportivo, Football Benchmark, que publicou durante a última semana a sua mais recente lista das 10 ligas com maior valor agregado de jogadores do mundo.
Não é de surpreender que a Premier League reafirme o seu domínio mais uma vez, é uma prova da capacidade financeira e do apelo global da liga. Ao analisar o valor agregado dos jogadores nas ligas de futebol, a liga inglesa surge como líder indiscutível. O valor agregado dos elencos da Premier League é mais que o dobro do da La Liga, solidificando o seu status como liga mais valiosa do mundo.
No entanto, a diferença entre a La Liga, a Bundesliga e a Serie A é relativamente estreita. Como habitual, as “Big Five” ligas europeias mantêm a sua posição no topo da classificação em termos de valor agregado dos elencos.
Pode não ser muito surpreendente que o EFL Championship, equivalente a segunda divisão inglesa, supere as ligas de primeira divisão não pertencentes às “Big Five”, como a Primeira Liga de Portugal e o próprio Brasileirão, mas ainda é um testemunho claro do atual domínio do sistema de futebol inglês.
Por sua vez, o Brasileirão demonstra a sua potência ao garantir a oitava colocação entre as 10 ligas com maior valor agregado de jogadores do mundo, superando ligas europeias, como a Eredivisie, da Holanda, e a primeira divisão da Turquia, e sendo a única liga de fora da Europa a estar presente no top 10.
Notícias relacionadas
Os Jogos de Paris 2024: a expansão da visibilidade e do legado olímpico
3 de outubro de 2024