Brasileirão é a segunda liga que mais lucra com transferências no mundo

Principal liga de futebol do país só fica atrás do campeonato português; veja a lista completa abaixo


Por Raphael Fernandes

27 de novembro de 2024

Luiz Henrique, craque do Brasileirão Créditos: Nathalia Teixeira

O Brasileirão é um celeiro de craques, onde a cada ano desponta uma joia. Em 2023, por exemplo, Vítor Roque foi vendido pelo Athletico ao Barcelona por 74 milhões de euros. Nesta temporada, foi a vez de Endrick sair do Palmeiras para o Real Madrid em uma transação de 72 milhões de euros. Já em 2025, o Chelsea pagará a bagatela de 61,5 milhões de euros ao verdão para contratar Estêvão. 

Com tantos milhões envolvidos, é fácil entender por que o Brasil tem a segunda liga que mais lucra com transferências no mundo. Segundo o Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES), o Brasileirão arrecadou 1,49 bilhão de euros (cerca de R$ 9 bilhões) na última década, ficando atrás apenas da Liga Portugal, que acumulou 2,3 bilhões de euros (R$ 17,8 bilhões) no mesmo período. Veja a lista completa abaixo:

Ligas que mais lucraram em transferências nos últimos 10 anos:

Ligas que mais lucram com transferências no mundo.
Campeonato Argentino é outro torneio sul-americano que aparece na lista (Créditos: Nathalia Teixeira)

Além de revelar jogadores, como João Félix – vendido por 127,2 milhões de euros ao Atlético de Madrid – e Rúben Dias – transferido por 71,6 milhões de euros ao Manchester City – a liga portuguesa se destaca por investir em talentos sul-americanos e revendê-los com alta margem de lucro para outros grandes centros europeus.

Um exemplo marcante é o do Benfica, que contratou o uruguaio Darwin Núñez por 34 milhões de euros em 2020 e o vendeu dois anos depois ao Liverpool por 85 milhões de euros. Com parte desse valor, os Encarnados adquiriram o argentino Enzo Fernández por 44,2 milhões de euros. O jogador se destacou, conquistou a Copa do Mundo com a Argentina e foi vendido ao Chelsea na mesma temporada por 121 milhões de euros, evidenciando a inteligência de mercado dos clubes portugueses.

Sport Insider
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.